
As melanoses, manchas acastanhadas claras e de bordas irregulares, podem ser observadas, principalmente, nos ombros, face, costas, braços e mãos. Ao contrário do que se imagina, as melanoses não são doenças originadas devido ao avanço da idade; elas são uma resposta do organismo, criadas na tentativa de impedir, ao longo dos anos, a entrada da radiação solar na pele. Como o resultado da ação do sol só aparece com o passar do tempo, a aparição das melanoses solares também só aparecem com o passar do tempo. Com isto, as pessoas já estão em idades maduras e é daí vem o nome "mancha senil".
- Tratamento

As melanoses, manchas acastanhadas claras e de bordas irregulares, podem ser encontradas nos ombros, face, costas, braços e mãos. Crédito/foto: Conny Liegl
O tratamento indicado para as melanoses faz-se por meio da utilização dos seguintes métodos:
Aplicações de Lasers (especialmente o de rubi) – método muito indicado e que gera excelentes resultados. Ele utiliza a luz do laser para atingir, por meio de aquecimento, o pigmento escuro da mancha, provocando a sua destruição. O resultado da aplicação aparece em aproximadamente uma semana, apresentando manchas mais suaves ou, ainda, o seu desaparecimento por completo.
Luz pulsada - é indicada, além da remoção das melanoses, para o rejuvenescimento facial e a remoção definitiva de pelos. A melhor época para utilizar a luz pulsada é no outono e no inverno e pode ser realizado a cada 15 dias. É bom esclarecer que algumas pessoas sentem certo desconforto durante a aplicação durante o processo. Ao seu término, é normal que a pele fique vermelha e inchada, sendo necessário o uso de alguns medicamentos para acalmá-la. Passados alguns dias da realização do procedimento, a pele pode descamar e surgir pequenas crostas. Elas não devem ser arrancadas. É preciso esperar que caiam por si só.
Cauterização química – A cauterização química é um procedimento no qual uma substância cáustica, geralmente um ácido, é aplicado sobre uma lesão. Quando realizada de forma criteriosa, e com a concentração adequada do ácido, proporciona ótimos resultados. Esse método é muito eficiente no tratamento de melanoses, porém o tratamento causa leve ardência e a área fica onde foi realizado o procedimento fica esbranquiçada por alguns minutos. Em casos não muito raros, pode ocorrer vermelhidão ao redor. Passados alguns dias do procedimento, a área afetada pela cauterização química fica escura e ressecada, devido à morte celular. As lesões são eliminadas em um período que varia de 7 a 15 dias após o procedimento.

Ao contrário do que se imagina, as melanoses não são doenças originadas devido ao avanço da idade. Foto/crédito: Jeroen Bennink
Criocirurgia - A criocirurgia, também conhecida pelos termos criocauterização, criocongelamento, crioterapia, terapia criogênica e cirurgia criogênica, é um procedimento terapêutico que arrasa com os tecidos do organismo, por meio de uma substância resfriante. Uma das substâncias criogênicas mais utilizadas é o nitrogênio líquido, que ocasiona o rápido congelamento da região na qual essa foi aplicada. O lento descongelamento, a estase vascular e a reação inflamatória subsequente à aplicação da substância criogênica intensificam o processo de destruição tecidual.
Dermoabrasão - A dermoabrasão ou o peeling de cristal é um método para remover mecanicamente as camadas superficiais da pele. O processo acontece por meio da utilização de um aparelho de alta rotação com um disco abrasivo ou escova, sob anestesia local ou geral, sobre a pele afetada pelas manchas. Após o processo, a pele ficará com aspecto de ter sido severamente queimada. Poderá ficar exposta ao tempo ou, se necessário, tampada com um curativo até a sua recuperação, que acontecerá cerca de alguns dias após a aplicação do procedimento. A utilização de protetor solar diário é indispensável, evitando a exposição da pele ao sol, direta ou indiretamente, por um período que deverá ser de 3 a 6 meses.
Peelings químicos - Para que a melanose seja removida com sucesso por meio deste método, ele precisa ter uma profundidade média ou grande. Os resultados, visíveis e satisfatórios, podem ser notados após uma sessão.
Creme de despigmentação - A utilização deste tipo de creme sobre a melanose pode ajudar no seu clareamento. No entanto, os cremes de despigmentação só conseguirão desaparecer com as melanoses por completo quando em conjunto com com alguma outra técnica, e não isoladamente.
- Prevenção
A melhor forma de prevenção é por meio da utilização diária e frequente de protetor solar, principalmente nas áreas de maior exposição ao sol e mais propícias ao aparecimento das manchas. Vale lembrar que a adoção de medidas de fotoproteção deve iniciar desde a juventude, já que estas manchas não têm relação direta com a idade, e sim com o tempo e intensidade de exposição da pele à radiação solar.
Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT, da área Estética e Beleza, entre eles o Curso Estética Facial, elaborados pelo Centro de Produções Técnicas.
Saiba mais sobre as técnicas de rejuvenescimento facial, acessando os artigos abaixo:
Técnicas de rejuvenescimento facial devolvem o brilho e a viscosidade da pele
Técnicas de rejuvenescimento facial - como tratar e prevenir as sardas
Por Silvana Teixeira

Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.