WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Técnicas de rejuvenescimento facial - como tratar as Melanoses

Técnicas de rejuvenescimento facial - como tratar as Melanoses

 

As melanoses, manchas acastanhadas claras e de bordas irregulares, podem ser observadas, principalmente, nos ombros, face, costas, braços e mãos. Ao contrário do que se imagina, as melanoses não são doenças originadas devido ao avanço da idade; elas são uma resposta do organismo, criadas na tentativa de impedir, ao longo dos anos, a entrada da radiação solar na pele. Como o resultado da ação do sol só aparece com o passar do tempo, a aparição das melanoses solares também só aparecem com o passar do tempo. Com isto, as pessoas já estão em idades maduras e é daí vem o nome "mancha senil".

- Tratamento

As melanoses, manchas acastanhadas claras e de bordas irregulares, podem ser encontradas nos ombros, face, costas, braços e mãos

As melanoses, manchas acastanhadas claras e de bordas irregulares, podem ser encontradas nos ombros, face, costas, braços e mãos. Crédito/foto: Conny Liegl

O tratamento indicado para as melanoses faz-se por meio da utilização dos seguintes métodos:

Aplicações de Lasers (especialmente o de rubi) – método muito indicado e que gera excelentes resultados. Ele  utiliza a luz do laser para atingir, por meio de aquecimento, o pigmento escuro da mancha, provocando a sua destruição. O resultado da aplicação aparece em aproximadamente uma semana, apresentando  manchas mais suaves ou, ainda, o seu desaparecimento por completo.

Luz pulsada - é indicada, além da remoção das melanoses, para o rejuvenescimento facial e a remoção definitiva de pelos. A melhor época para utilizar a luz pulsada é no outono e no inverno e pode ser realizado a cada 15 dias. É bom esclarecer que algumas pessoas sentem certo desconforto durante a aplicação durante o processo. Ao seu término, é normal que a pele fique vermelha e inchada, sendo necessário o uso de alguns medicamentos para acalmá-la. Passados alguns dias da realização do procedimento, a pele pode descamar e surgir pequenas crostas. Elas não devem ser arrancadas. É preciso esperar que caiam por si só.

Cauterização química – A cauterização química é um procedimento no qual uma substância cáustica, geralmente um ácido, é aplicado sobre uma lesão. Quando realizada de forma criteriosa, e com a concentração adequada do ácido, proporciona ótimos resultados. Esse método é muito eficiente no tratamento de melanoses, porém o tratamento causa leve ardência e a área fica onde foi realizado o procedimento fica esbranquiçada por alguns minutos. Em casos não muito raros, pode ocorrer vermelhidão ao redor. Passados alguns dias do procedimento, a área afetada pela cauterização química fica escura e ressecada, devido à morte celular. As lesões são eliminadas em um período que varia de 7 a 15 dias após o procedimento.

Ao contrário do que se imagina, as melanoses não são doenças originadas devido ao avanço da idade

Ao contrário do que se imagina, as melanoses não são doenças originadas devido ao avanço da idade. Foto/crédito: Jeroen Bennink

Criocirurgia - A criocirurgia, também conhecida pelos termos criocauterização, criocongelamento, crioterapia, terapia criogênica e cirurgia criogênica, é um procedimento terapêutico que arrasa com os tecidos do organismo, por meio de uma substância resfriante. Uma das substâncias criogênicas mais utilizadas é o nitrogênio líquido, que ocasiona o rápido congelamento da região na qual essa foi aplicada. O lento descongelamento, a estase vascular e a reação inflamatória subsequente à aplicação da substância criogênica intensificam o processo de destruição tecidual.

Dermoabrasão - A dermoabrasão ou o peeling de cristal é um método para remover mecanicamente as camadas superficiais da pele. O processo acontece por meio da utilização de um aparelho de alta rotação com um disco abrasivo ou escova, sob anestesia local ou geral, sobre a pele afetada pelas manchas. Após o processo, a pele ficará com aspecto de ter sido severamente queimada. Poderá ficar exposta ao tempo ou, se necessário, tampada com um curativo até a sua recuperação, que acontecerá cerca de alguns dias após a aplicação do procedimento. A utilização de protetor solar diário é indispensável, evitando a exposição da pele ao sol, direta ou indiretamente, por um período que deverá ser de 3 a 6 meses.

Peelings químicos - Para que a melanose seja removida com sucesso por meio deste método, ele precisa ter uma profundidade média ou grande. Os resultados, visíveis e satisfatórios, podem ser notados após uma sessão.

Creme de despigmentação - A utilização deste tipo de creme sobre a melanose pode ajudar no seu clareamento. No entanto, os cremes de despigmentação só conseguirão desaparecer com as melanoses por completo quando em conjunto com com alguma outra técnica, e não isoladamente.

A melanose também é conhecida como "mancha senil"

A melanose também é conhecida como "mancha senil". Foto/crédito: Shell Belle

- Prevenção

A melhor forma de prevenção é por meio da utilização diária e frequente de protetor solar, principalmente nas áreas de maior exposição ao sol e mais propícias ao aparecimento das manchas. Vale lembrar que a adoção de medidas de fotoproteção deve iniciar desde a juventude, já que estas manchas não têm relação direta com a idade, e sim com o tempo e intensidade de exposição da pele à radiação solar.

Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT, da área Estética e Beleza, entre eles o Curso Estética Facial, elaborados pelo Centro de Produções Técnicas.

Saiba mais sobre as técnicas de rejuvenescimento facial, acessando os artigos abaixo:

Técnicas de rejuvenescimento facial devolvem o brilho e a viscosidade da pele

Técnicas de rejuvenescimento facial - como tratar e prevenir as sardas

Por Silvana Teixeira

Técnicas de rejuvenescimento facial - como tratar as Melanoses. Foto/crédito: Zoeda_Machado

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!