WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Conheça nossos Cursos Profissionalizantes (combos) com 40% de DESCONTO

Monte um apiário, a produção de mel traz benefícios para sua vida

Aprenda a produzir um alimento de grande potencial no mercado mundial

Um apiário rentável depende de alguns fatores entre os quais se destacam o planejamento e a implantação.

A criação de abelhas Apis mellifera, que são conhecidas também como abelhas africanizadas, produzem além do mel, a cera, o própolis, o pólen, a geléia real e a apitoxina, que é um veneno utilizado na indústria farmacêutica.

O desenvolvimento da atividade apícola está diretamente ligado a uma florada abundante, à disponibilidade de água de qualidade, ao mercado consumidor e às pessoas interessadas e capazes de se dedicarem a essa atividade de forma empreendedora.

A ampla área territorial de nosso país, com variada diversificação vegetal e um clima tropical favorável à exploração apícola oferece condições de uma elevada produção. Apesar dessa atividade ainda ser pouco explorada, o mercado está em franca ascensão.

A apicultura é uma atividade de pontos positivos, tanto sociais como econômicos, além de contribuir para a preservação dos ecossistemas existentes, gera empregos e é uma atividade que pode ser praticada junto com outras atividades, pois demanda pouco tempo.

Ainda que o consumo de mel no mercado interno não seja significativo quando em comparação a Países da Europa que chegam a consumir 1,5 quilo de mel por pessoa ao ano e ainda na Alemanha, onde o consumo chega a 2,4 quilos por pessoa, consumindo apenas 117 gramas por pessoa por ano vem sendo implantados campanhas de incentivo ao consumo de mel, o que promove ainda mais o crescimento do setor apícola.

A rentabilidade de um empreendimento apícola depende de alguns fatores básicos, entre os quais podem ser destacados o planejamento e a instalação do apiário de forma racional, com o uso de tecnologias adequadas. Isso, tanto para apicultores iniciantes, como para os mais experientes, que querem melhorar ou ampliar seu apiário. O correto planejamento das instalações é, portanto, uma forma de racionalizar os gastos de implantação, e permitir que, posteriormente, o apiário seja produtivo.

O curso de Planejamento e Implantação de Apiário, promovido pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, apresenta informações importantes para exploração econômica das abelhas. No curso você receberá informações do professor Paulo Sérgio Cavalcanti Costa, especialista em apicultura da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On Line de Viçosa, filiada à ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.  

Com as informações sobre o planejamento e implantação do apiário os produtores terão a possibilidade de ampliar sua renda e se inserir num mercado de excelentes perspectivas, considerando a crescente demanda internacional de mel e o incentivo das campanhas governamentais para o aumento do consumo no país.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!