
Se você vai iniciar sua atividades no ramo da apicultura, preocupe-se em providenciar boas placas de cera alveoladas. Sabe o por quê? Simples, as placas de cera são úteis porque promovem a padronização do formato dos favos, facilitando o transporte e permitindo a extração do mel.
E não é só isso. Com as placas de cera, o apicultor faz com que as abelhas produzam favos de mesmo formato, com a mesma capacidade de armazenamento de mel, podendo ser reutilizadas em todas as colmeias.
Se acabou? Não, ainda não. Além disso, o reaproveitamento dos favos, após a extração do mel, com sua devolução para as colmeias, representa enorme economia de energia para as abelhas. Segundo Paulo Sérgio Cavalcanti Costa, professor do Curso CPT Manejo do Apiário - Mais Mel com Qualidade, “… para produzir um quilo de cera, as abelhas têm de consumir aproximadamente sete quilos de mel.”
E como conseguir as placas alveoladas de mel?
O apicultor obtém cera a partir de favos colhidos na natureza e também de favos danificados durante a colheita e extração do mel. Também podem ser adquiridas placas de cera alveolada de outros apicultores.
Um pouco mais sobre o que encontrar no Curso CPT? Assista ao vídeo!
Conheça os Cursos CPT da área Apicultura.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.