WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Diversifique seu apiário com a criação de abelhas nativas

A criação das abelhas nativas traz consigo vantagens ecológicas, e ainda a possibilidade de tirar proveito econômico

Além da possibilidade de produzir mel de excelente qualidade, fatores ecológicos têm tornado cada vez mais necessária a criação das abelhas nativas.

Somente em anos recentes iniciaram-se as pesquisas sobre as técnicas de criação das nossas abelhas nativas, visando à meliponicultura, produção comercial de mel.

Além da possibilidade de produzir mel de excelente qualidade, fatores ecológicos têm tornado cada vez mais necessária a sua criação: muitas espécies estão ameaçadas de extinção por destruição do seu habitat natural.

A criação das abelhas nativas traz consigo vantagens ecológicas, e ainda a possibilidade de tirar proveito econômico dessa iniciativa. O mel e o pólen armazenados por elas podem ser explorados pelo homem, constituindo-se em fonte de renda, especialmente para pequenos produtores.  

As abelhas nativas brasileira constituem-se nos polinizadores principais de 90% das árvores brasileiras, desempenhando papel fundamental para a natureza. Plantas como o maracujazeiro, o melão, o mamoeiro e o pepino dependem exclusivamente das nativas para frutificar.

Os nomes são genuinamente brasileiros: Uruçu, Mandaçaia, Jataí, Irai e muitas outras, num universo de mais de 400 espécies, chamadas de abelhas nativas ou indígenas.

Nos estados do Norte e Nordeste, onde o clima favorece a produção, existem vários produtores que sobrevivem da criação de abelhas nativas.  O alto valor do preço do mel das abelhas nativas no mercado, que varia em média de R$ 15 a R$ 50 o litro, associado ao baixo investimento inicial e à facilidade em manter essas abelhas próximas às casas, tem estimulado a atividade.

O curso de Criação de Abelhas Nativas sem Ferrão – Uruçu, Mandaçaia, Jataí e Iraí, promovido pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, apresenta informações importantes para exploração econômica das abelhas nativas. No curso você receberá informações do professor Paulo Sérgio Cavalcanti Costa, especialista em apicultura da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On Line de Viçosa, filiada à ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.  

Com as informações sobre Criação de Abelhas Nativas sem Ferrão os produtores terão a possibilidade de ampliar sua renda e se inserir num mercado de excelentes perspectivas, além do prazer que o manejo diário proporciona ao homem e sua família, uma vez que esta atividade não representa qualquer risco de acidentes com enxames.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

adalto monteiro de castro

26 de mar. de 2013

Gostaria de saber se o curso também contempla o manejo e identificação dos discos de cria para efeito de multiplicação de enxames. Obrigado. Adalto.

Resposta do Portal Cursos CPT

27 de mar. de 2013

Olá, Adalto!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Nossas consultoras entrarão em contato para mais informações sobre os curso da área Apicultura.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?