WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Criação de abelhas: informe-se!

Muito mais do que produzir mel, as abelhas são fundamentais para o meio ambiente

Apicultores

Um dos insetos mais importantes para o mundo, as abelhas são responsáveis por sensações opostas nas pessoas: produzem o doce mel e outros produtos apícolas, mas também possuem uma picada dolorosa. Ao mesmo tempo, sua ação polinizadora é extremamente necessária para o meio ambiente.

Sobre a atividade apicultora no país, Paulo Sérgio Cavalcanti Costa, professor do Curso CPT Manejo do Apiário – Mais Mel com Qualidade, explica que o consumo de mel, no Brasil, tem crescido em ritmo acelerado, ao mesmo tempo em que as exportações têm garantido bons preços ao produtor. Para ocupar e ter sucesso neste mercado, o apicultor precisa conhecer todos os aspectos que envolvem a apicultura, ter uma boa infraestrutura e aplicar as melhores técnicas de manejo.

Dentre a variedade de produção das abelhas, temos, além do mel, a cera, que é muito utilizada na fabricação de cosméticos e o própolis, que é rico em vitaminas e é um produto medicinal, atuando no combate e também no tratamento de várias doenças.

A criação

A criação com finalidade comercial precisa de uma série de cuidados, que devem ser observados pelo piscicultor. A abelha rainha é a mais importante para a colmeia, pois as abelhas operárias trabalham e produzem o tão popular mel. Muitos apicultores sabem que rainha forte significa colmeia forte. Caso seja necessário, ela pode ser substituída.

As abelhas e o meio ambiente

Como dito, as abelhas possuem função essencial para o meio ambiente. São as responsáveis por espalhar o pólen e, consequentemente, fazer as plantas florescerem. No caso da produção de café, por exemplo, elas auxiliam nas floradas, além de aumentar a qualidade e melhorar a quantidade dos grãos.

Porém, quando há criações de animais próximas aos apiários, é preciso estar atento. Elas podem sobrevoar comedouros e bebedouros, afastando e até atacando os animais, o que resulta em perda de produtividade.

É possível atrair abelhas polinizadoras para o seu jardim. Flores coloridas e plantas aromáticas agradam a esse inseto, principalmente as pequenas, com cores mais claras e com floração intensa, de uma vez só. Manjericão, funcho, malva, manjerona, orégano, dente de leão, margaridas e girassóis são algumas das espécies de plantas que podem atrair abelhas.

Principais espécies

Dentre as principais abelhas existentes em nosso país, destaca-se a Jataí, que não possui ferrão e consegue se adaptar às diferentes regiões do Brasil. É uma abelha pequena, dourada e com olhos esverdeados.

Também há a abelha de orquídeas, que, como o nome sugere, rondam a orquídea Catasetum hookeri. É muito comum na região Sudeste, encontrada especialmente nas matas do litoral paulista.

Uma “nova” espécie, denominada Scaptotrigona sp, encontrada no Pará, tem se destacado na polinização do açaí, sendo responsável por um aumento de até 40% na produção da palmeira. Se destaque se deve a duas importantes características dessa espécie: a eficiência e a facilidade de manejo. O inseto é rústico, resistente a pragas e sua criação e reprodução são fáceis. Além disso, sua colônia pode possuir até 15 mil indivíduos, ao passo que as outras espécies costumam possuir aproximadamente 4 mil.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Apicultura:

Manejo do Apiário – Mais Mel com Qualidade
Criação de Abelhas Nativas sem Ferrão – Uruçu, Mandaçaia, Jataí e Iraí
Planejamento e Implantação de Apiário

Fonte: Globo Rural – revistagloborural.globo.com
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!