WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Dia do Cliente

Camisas de tecido - saiba tudo sobre essa nova tendência da moda feminina

É tempo das camisas largas, de tecidos finos, de grandes bolsos frontais, estampadas ou não. Essas lindas camisas podem vir ou não com aplicações em rendas, linhas ou pequenas peças metálicas

camisas femininas

As tendências ditam a moda, as estações do ano ditam a moda e a moda dita o tipo de roupa

As tendências ditam a moda, as estações do ano ditam a moda e a moda dita o tipo de roupa que encontramos pelas ruas, com todas as suas variações de cores, formas e tamanhos. Outro veículo que desperta o consumismo é a mídia. O que vemos nas novelas, telejornais e nas principais capas de revistas, aposte nisso, também ditam a moda.

Calças justas de cintura baixa, shorts customizados, camisas estampadas ou, ainda, ornadas com os mais variados tipos de acessórios são, hoje, o tipo de vestuário preferido pelas mulheres. É tempo das camisas largas, de tecidos finos, de grandes bolsos frontais, sejam elas estampadas ou não. Essas lindas camisas podem vir com aplicações em rendas, linhas, pequenas peças metálicas ou simplesmente lisas, sem acessórios.

Saber elaborar um bom modelo, que caia como uma luva sobre o corpo de uma cliente, com excelente acabamento e demasiado capricho é uma mina para aqueles que querem trabalhar nessa atividade. Neste sentido, costurar vira uma arte e se bem realizada torna-se uma profissão bem remunerada.

“Para tal, a segurança, a criatividade e os conhecimentos técnicos devem andar de mãos dadas, permitindo a criação e a confecção de peças de vestuário dos mais variados tipos”, afirmam os professores da Sigbol Fashion, do curso Confecção de Blusas, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

A grande vantagem, quando se trabalha com a criação de roupas é que o costureiro, ou a costureira, pode organizar o seu horário de trabalho como lhe convier e terá retornos financeiros imediatos. Também, poderá costurar para sua própria família, o que pode representar uma boa economia.

camisas femininas

É tempo das camisas largas, de tecidos finos, de grandes bolsos frontais, sejam elas estampadas ou não

Para montar seu próprio ateliê, os equipamentos e utensílios necessários são relativamente baratos. Pode-se começar, simplesmente, com uma máquina de costura doméstica, tesouras, fita métrica e utensílios simples. Outra opção é trabalhar em confecções.

No Brasil, o setor de confecções é grande gerador de empregos. Se você for bom profissional, poderá conseguir ótima colocação no mercado de trabalho. Se pretende montar um ateliê, deve saber a importância da relação com os clientes. Para isso, é importante que a costureira tenha autocontrole, nunca faça promessas que não possa cumprir (principalmente, relativas a prazo de entregas), saiba ouvir com atenção, não faça críticas e pré-julgamentos e se interesse por seus clientes. Cada cliente deve ser visto como único, e você deve se esforçar ao máximo para atender suas necessidades. Para isso, você deve conhecê-lo a fundo.

Como costureiro, você estará oferecendo serviços e produtos. Cuide para que o acolhimento e o atendimento ao cliente seja o melhor possível, ao mesmo tempo em que produz peças de excelente qualidade.

Aviamentos para blusas
Aviamento é todo o material necessário, em uma peça de roupa, para finalizá-la, como zíperes e botões, por exemplo. Acessório ou aviamento decorativo é tudo que pode ser dispensado, para finalização de uma peça, é o que agrega valor e também custo à peça final, como, por exemplo, rendas e aplicações. Os aviamentos podem conferir uma identidade própria a uma peça ou à coleção. A qualidade e o tipo de aviamento ou acessório são determinados pelo tecido utilizado na confecção da peça. Para tecidos de fios com pouca ou sem elasticidade, os aviamentos devem ter a mesma característica. Por outro lado, para tecidos que têm muita elasticidade, como lycra, buclê, jersey, malha ou helanca, use aviamentos e acessórios (viés, fitas etc.) com a mesma característica. Para tecidos finos e vaporosos, os aviamentos devem ter espessura fina e delicada, e assim por diante.

Botões de diversos tipos
Os botões podem ser fabricados em vários tipos de materiais como madeira, plástico, acrílico, osso, madrepérola, metal, entre outros, e nos mais variados modelos, tamanhos e cores. São utilizados para fechar uma abertura da peça do vestuário, e também como parte decorativa de acordo com a tendência da moda.

Tecidos
A escolha do tecido correto interfere no resultado a ser obtido na confecção. Cabe ao costureiro orientar seus clientes sobre a escolha do melhor tecido para confeccionar determinado modelo. Os tecidos 100% algodão devem sempre ser molhados antes de se confeccionar uma peça. Sua primeira peça deve ser em tecido liso. Nos estampados, devemos ter cuidado, para que as estampas fiquem todas no mesmo sentido, por exemplo, todas em pé. Com os listrados, outro cuidado, é para que as listras casem entre si.

camisas femininas

As camisas podem vir com aplicações em rendas, linhas, pequenas peças metálicas ou simplesmente lisas, sem acessórios

Metragem do tecido
É importante saber que a metragem do tecido, na confecção sob medida, varia de acordo com o modelo, a estatura e a dimensão da pessoa, do comprimento desejado, dentre outros fatores. É preciso calcular a metragem do tecido, de acordo com a peça desejada. O tecido, normalmente, tem de 120,0 cm a 140,0 cm de largura.

Como tirar medidas para blusas
A tomada de medidas é uma etapa muito importante da confecção, quando se faz roupas sob medida. A blusa é uma peça mais complexa para modelar do que a saia. Você sempre vai trabalhar com sete medidas básicas, e mais algumas complementares de acordo com as modelagens: busto, cintura, quadril, comprimento de corpo, frente e costas, entre cavas, frente e costas, ombro e altura do seio.

Passos para tomada de medidas
- Amarre um cordão em volta da cintura, com a finalidade de marcar a cintura corretamente.
- Com a fita métrica, meça a circunferência do busto, circundando o tórax em cima do seio. Se o número obtido for ímpar, acrescentar mais 1,0 cm.
- Meça a circunferência da cintura, circundando onde foi passado o cordão, evitando passar em cima do nó do cordão. Use o número par, como no item anterior.
- Meça a circunferência do quadril, na parte mais saliente. Para achar a altura do quadril, coloque a fita na parte de trás, na marcação da cintura. A fita métrica deve correr naturalmente até que comece a soltar, nesse ponto é que deve ser medido o quadril.
- Se tiver culote, meça o quadril na altura do culote.
- Se tiver ventre saliente, coloque uma régua no ventre, segurando com a mão, e meça o quadril.
- Meça o comprimento do corpo frente, coloque a fita métrica no ombro, próximo ao pescoço até o cordão que está marcando a cintura na frente.
- Meça o comprimento do corpo nas costas e coloque a fita métrica no ombro, próximo ao pescoço até o cordão que está marcando a cintura nas costas.
- Meça o ombro, inicie no pescoço e termine no começo da manga.
- Meça a altura do seio, inicie no ombro próximo ao pescoço e termine na ponta do seio.
- Meça a distância entre cavas na frente, medindo acima do busto, no início da curva da cava direita e no início da curva da cava esquerda.
- Meça a distância entre cavas nas costas, medindo do início da curva da cava direita até o início da curva da cava esquerda.
- Meça o comprimento da manga, inicie no final do ombro até o comprimento desejado.
- Meça o punho da manga, na altura que mediu o comprimento da manga, contorne a circunferência do braço ou punho.
- Meça a largura do braço, circundando o braço na direção da axila. Adicionar 6,0 cm à medida encontrada.

 

Passos para tomada de medidas de camisas


Cuidados ao tirar as medidas
- As circunferências do busto, cintura e quadril não precisam de folga para roupas femininas. Nas masculinas, acrescente 8,0 cm no tórax, cintura e quadril.
- Amarre um cordão na cintura para determiná-la perfeitamente.
- Conheça com precisão os pontos exatos para tirar as medidas.
- Para tomar as medidas, a pessoa deverá estar com roupa leve e permanecer em posição ereta.
- Sendo mulher, deverá usar o mesmo sutiã que irá usar com a roupa a ser confeccionada.
- Usando modelador de corpo ou cinta elástica, deve-se tirá-lo, caso não seja usado com a peça a ser confeccionada.
- Retire as roupas de lã, antes de tomar as medidas, pois elas alteram o tamanho.
- Devem ser usados valores pares para contornos: busto, cintura e quadril.
- Os comprimentos de mangas japonesas e raglan devem ser marcados a partir da base do pescoço até o ponto desejado.
- As mangas curtas, saias e bermudas não têm comprimento fixo, porque atendem a modismos.
- As medidas para bocas de mangas seguem tendências da moda.
- Passe a fita métrica em torno do busto, cintura e quadril, naturalmente, sem apertar ou deixar solto demais.

camisas femininas

A escolha do tecido correto interfere no resultado a ser obtido na confecção. Cabe ao costureiro, então, orientar seus clientes sobre a escolha

Preparo do tecido
O preparo do tecido é essencial para o bom resultado da costura. Quando se trata de um tecido que irá encolher após a primeira lavagem, é preciso molhá-lo, deixando-o de molho por algumas horas. Depois, deve-se deixar o tecido secar ao vento, sem torcê-lo, até que fique ligeiramente úmido. Então, ele deve ser passado a ferro pelo avesso. Nunca deve ser passado pelo lado direito. Caso não seja necessário molhar o tecido (quando este não encolhe), ele deve ser, pelo menos, passado a ferro. Não se deve modelar nem cortar um tecido cheio de dobras, rugas e pregas. Se o molde for cortado num tecido enrugado, provavelmente, ficará deformado quando o tecido for passado a ferro. Também, as costuras jamais ficarão corretas, se forem feitas num tecido amassado, mesmo se forem passadas e repassadas a ferro.


Confira mais informações, acessando os cursos da área Confecção de Roupas.

Por Silvana Teixeira

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!