
“Além de fazer sucesso entre os brasileiros, o verão inspira o setor de moda no Brasil. Nos últimos anos, a moda praia tem se tornado referência no mercado internacional, sendo um dos principais braços da economia nacional, assim como a mais desejada do mundo, contando até mesmo com selo de qualidade”, ressalta Adenice Castro, designer de moda e professora do Curso CPT Confecção de Moda Praia.
No Brasil, a moda praia fatura bilhões anualmente, com a produção de milhões de peças para atender a demanda dos mercados interno e externo. Nesse contexto, abrir uma confecção de moda praia é uma oportunidade de negócio rentável, com tendência de alta com a chegada do verão.
Faça o planejamento
No planejamento, devem ser considerados todos os fatores que envolvem esse tipo de negócio, como principais produtos a serem oferecidos, principais clientes a serem impactados, localização da fábrica, investimento inicial, projeções de faturamento mensal, estimativas de retorno do capital investido, equipe a ser contratada, adaptações e reformas na estrutura, equipamentos a serem adquiridos, entre outros.
Na verdade, deve ser traçado um bom plano de negócios que permita ampliar a visão do empreendedor quanto a esse tipo de empresa. Por meio do plano, é possível avaliar a viabilidade do negócio no mercado de acordo com a demanda pelos produtos e o público-alvo a ser abrangido. Sem falar da análise da concorrência para que a confecção tenha um diferencial competitivo imbatível.
Escolha o melhor local
Antes de montar a confecção de moda praia, o empreendedor deve procurar o imóvel que melhor atenda às especificidades da fábrica. Sem falar que a localização deve apresentar fluxo de pessoas contínuo e volumoso, preferencialmente onde houver meios de transporte. Fora a facilidade de estacionamento e da segurança da região. Além disso, deve buscar informações essenciais sobre as normas e leis que regem esse tipo de empreendimento.
Forme uma equipe eficiente
Para formar uma equipe eficiente, é indispensável que cada colaborador apresente qualificação profissional adequada, principalmente as costureiras e as estilistas, que são responsáveis pela confecção e criação das peças. Mas isso não descarta a importância da capacitação do gerente da fábrica, do auxiliar administrativo e dos vendedores. Quanto mais qualificada a equipe, mais qualidade terão os produtos e o atendimento aos clientes.
Adquira bons equipamentos
Os principais equipamentos para confeccionar biquínis, maiôs, sungas, bermudas e saídas de praia são: máquina industrial overloque; máquina galoneira com 3 agulhas; máquina de cortar tecidos; mesa para corte; máquina colarete de overloque; elastiqueira; pespontadeira; e máquina ECF. Fora mesas; cadeiras; balcão para exposição; provadores; armário; computador; impressora; entre outros.
Faça a divulgação
A divulgação da confecção de moda praia pode ser realizada por e-mail e mala direta enviados a clientes estratégicos. Também é interessante investir em propaganda em revistas especializadas em moda. Fora os materiais impressos, como cartões de visita e os flyers. Sem falar das redes socais, que são os canais de divulgação mais acessíveis financeiramente e mais eficientes para captação de clientes.
Conheça os Cursos CPT da Área Confecção de Roupas:
Como Montar e Administrar uma Confecção de Roupas
Fonte: Abertura Simples
Por Andréa Oliveira

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.