WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Urdidura: você sabe o que é?

A urdidura é o conjunto de fios, colocados em primeiro lugar, paralelos uns aos outros, no sentido do comprimento do tear. É a base do tecido, definindo a largura e o comprimento da peça

Urdidura: você sabe o que é?   Artigos Cursos CPT

 

A tecelagem consiste, basicamente, em entrelaçar, de maneira ordenada, dois conjuntos de fios, a trama e a urdidura, formando o tecido. A urdidura é o conjunto de fios, colocados em primeiro lugar, paralelos uns aos outros, no sentido do comprimento do tear. A trama é o segundo conjunto de fios, que é passado no sentido transversal, entre os fios da urdidura, pela abertura chamada cala. A cala é a abertura entre os fios da urdidura, quando estes são levantados e a baixados alternadamente pelo movimento dos pedais e dos liços, no tear de pedal, permitindo a passagem do fio da trama.

"A urdidura é a base do tecido, definindo a largura e o comprimento da peça", afirma Maria Aparecida Viana, professora do Curso a Distância CPT de Tecelagem Manual - Tear de Pedal, em Livro+DVD e Curso Online. Os fios da urdidura colocados lado a lado devem ter a largura que se deseja para o tecido. Os passos da montagem da urdidura são os seguintes: para começar, é preciso definir o tipo de peça que vai tecer, os materiais que serão utilizados e as dimensões da peça, ou sejam, seu comprimento e largura. Por exemplo, um forro americano com 30 cm de largura e 45 cm de comprimento.

Quando a técnica exige que a urdidura fique aparente, compondo, junto com a trama, o desenho do tecido, será necessário escolher as cores dos fios da urdidura e a sequência dessas cores. Assim, é possível fazer tecidos listrados ou xadrezes, por exemplo. Outra opção é fazer tecido com a urdidura não-aparente. Nesse caso, o desenho é formado pelos fios da trama, sobre o fundo neutro da urdidura.

Comprimento da urdidura


Para definir o comprimento da urdidura, é preciso acrescentar ao comprimento da peça, no caso 45 cm, um pedaço que será usado para amarrar os fios no rolo urdidor e no rolo do tecido. Esse pedaço adicional depende do tipo do tear e será sempre o mesmo para todas as peças feitas no mesmo tear. Supondo que sejam necessários 50 cm para amarrar a urdidura nos dois rolos, o comprimento da urdidura deverá ser de:
Comprimento da urdidura = 45 cm + 50 cm = 95 cm.

Pode-se preparar uma urdidura mais longa, para tecer várias peças. Nesse caso, é preciso deixar um espaço entre o término de uma peça e o início da outra. Essa distância pode ser de 30 cm até 50 cm. Assim, para fazer dois forros americanos de 45 cm de comprimento, a urdidura deve ter:
Comprimento da urdidura = 45 cm + 30 cm + 45 cm + 50 cm = 170 cm.

Largura da urdidura


Os fios da urdidura, colocados lado a lado, devem ter a largura que se deseja para o tecido.
Para definir o número de fios e a largura do tecido, o pente é usado como base. Então, é preciso medir sobre o pente, que será usado para tecer, a largura do tecido. No nosso exemplo, 30 cm.

O número de fios necessários para fazer um centímetro de tecido varia com o número de fendas do pente que cabe em um centímetro. A fenda é por onde passa o fio da urdidura.
- os pentes 3:1 ou 30:10 têm 3 fendas por centímetro de largura.
- os pentes 4:1 ou 40:10 têm 4 fendas por centímetro de largura.

Supondo que será utilizado um pente com densidade 4:1, então, para fazer 30 cm de largura, multiplicamos 30 por 4, o que resulta em 120 fios. Então:
Número de fios = largura da peça x densidade do pente.
Assim, serão necessários 120 fios para ter um tecido com 30 cm de largura.

Centralização da urdidura no pente


A urdidura deverá ser centralizada no meio do pente. Para centralizar, é preciso medir todo o comprimento do pente. Do comprimento total, subtrai-se a largura do tecido; no caso, 30 cm.
Supondo que a largura do pente seja 80 cm, subtrai-se dessa largura 30 cm:
80 cm – 30 cm = 50 cm
Divide-se 50 por 2, obtendo-se 25 cm, que sobrarão de cada lado da urdidura.

Feitos os cálculos, basta marcar no centro do pente, com um pedaço de cordão, onde ficarão as extremidades do tecido.

Preparação da urdidura


Após fazer o cálculo do comprimento da urdidura e do número de fios necessários, passa-se para a preparação da urdidura propriamente dita.

Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Arte e Artesanato.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!