WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Descubra como fazer peças de cerâmica

Além de sua originalidade e beleza, as peças em cerâmica são consideradas uma excelente fonte de renda para os artesãos

Descubra como fazer peças de cerâmica

“Com um nível de inigualável beleza, as cerâmicas decorativas têm se destacado como um acessório indispensável nas ornamentações dos mais variados ambientes. Além de sua originalidade, as peças em cerâmica são consideradas uma excelente fonte de renda para os oleiros e interessados em artesanato”, afirma Magno Soalheiro Barrozo, artista plástico e professor do Curso CPT Moldagem em Cerâmica para Peças Decorativas.

Descubra como fazer peças de cerâmica:


1. Após a escolha e a extração do barro em estado natural, ele deve ser peneirado para a remoção de pedriscos, galhos, raízes e demais impurezas. Em seguida, os torrões são desmanchados para que o barro seja umedecido com água e amassado.

2. Após esse procedimento, o próximo passo é fazer uma pasta. Para isso, alguns tipos de barro são misturados com água, agentes plásticos, agentes fundentes e agentes refratários, que darão consistência à pasta cerâmica.

3. Assim que é elaborada, a pasta deve ser coberta com lona preta. O objetivo principal é eliminar possíveis bolhas de ar. Com isso, a pasta se torna mais consistente e uniforme para evitar futuras trincas na peça.

4. Após o repouso da pasta por determinado tempo, ela segue para o torno. Geralmente, esse equipamento artesanal é movimentado com os pés. Enquanto isso, o oleiro dá forma ao barro com as mãos, com habilidade e técnica.

5. Sem capacitação profissional, torna-se complicado produzir peças de cerâmica sem moldes. O processo é todo artesanal. A semelhança entre um vaso e outro, entre uma peça e outra, vem do talento do oleiro.

6. Quando a peça em cerâmica fica pronta, ela segue para a sala de secagem natural (sombra e vento). Ela deve secar gradual e completamente antes de seguir para o forno. Para uma secagem uniforme, troca-se a posição da peça, várias vezes, para ela não deformar.

7. Quando está totalmente seca, a peça se torna resistente e pode ser colocada tranquilamente no forno sob altas temperaturas. Nessa etapa, a peça ganha forma definitiva, seja ela um vaso ou uma escultura.

8. Os passos finais são a lixação e a pintura de fundo da peça. Em seguida, ela segue para a sala de cerâmica, onde recebe outra pintura de fundo para maior cobertura. Esse processo também facilita a pintura final.

*Nota: Peças com cores sólidas são pintadas com o auxílio de pistolas; enquanto peças em degradê, composê e listras são pintadas com pincéis em torno manual.

Conheça os Cursos CPT da Área Arte e Artesanato:

Moldagem em Cerâmica para Peças Decorativas

Pintura a Óleo sobre Tela

Tecelagem Manual - Tear de Pedal

Fonte: Blog kleiner Shein - blog.kleinerschein.com.br

Por Andréa Oliveira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!