WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Torne realidade o sonho de viver do que você ama! 20% OFF nos cursos online + 5% OFF pagando no cartão

Fantoches possibilitam abordar diversos assuntos de maneira lúdica

Fantoches de espuma são confeccionados sem grande investimento nem espaço especial

https://cptstatic.s3.amazonaws.com/imagens/enviadas/materias/materia2045/m-fabricacao-fantoches.jpg

Esse boneco é um instrumento facilitador na abordagem de diversos assuntos, especialmente os polêmicos.

Não é possível precisar quando iniciou-se o uso de bonecos na dramatização de cenas para substituir atores humanos. Há séculos, o fantoche é usado para entreter e educar; hoje, seu uso se ampliou muito. Sempre ligado às artes cênicas, ele está presente nas escolas, consultórios médicos, odontológicos e psicológicos, e em programas de televisão. Esse boneco é um instrumento facilitador na abordagem de diversos assuntos, especialmente os polêmicos.

Atrelado ao crescente trabalho com fantoches surge, então, uma atividade muito interessante para quem tem habilidade com artesanato: sua confecção. A técnica é relativamente fácil e, a partir de material simples e barato, você poderá também iniciar uma nova atividade sem precisar sair de casa. Atualmente, muitas pessoas buscam uma segunda opção profissional, e fazer fantoches é excelente alternativa, já que não requer grande investimento nem um espaço especial, basta uma mesa e um lugar arejado, e o local de trabalho já está pronto.

Quem faz esse tipo de arte está sempre inventando personagens diferentes, partindo da técnica artesanal para a arte genuína, compondo sempre peças originais e divertidas. Para divulgar e vender os fantoches, inicialmente, pode-se alugar uma vitrine, montar um mostruário e oferecer para lojas, escolas, consultórios e salões de festas infantis, bem como expor em feiras de artesanato. A montagem de um álbum com as fotos dos fantoches já fabricados também é muito interessante, já que um mostruário, possivelmente, não terá todas as peças que você possa vir a criar.

O material usado é simples e de fácil aquisição, encontrado em lojas especializadas em artesanato ou em armarinhos. Pode-se começar na atividade imediatamente, pois o investimento inicial é mínimo. O ideal é começar confeccionando fantoches mais simples e, com a prática, passar para outros mais elaborados. O que mais conta, além do capricho, é a criatividade e o bom gosto.

https://cptstatic.s3.amazonaws.com/imagens/enviadas/materias/materia2045/m-confeccao-fantoches.jpg

 O que mais conta, além do capricho, é a criatividade e o bom gosto.

Com o objetivo de mostrar a técnica de confecção de fantoches o CPT – Centro de Produções Técnicas elaborou o curso  “Como Confeccionar Fantoches de Espuma”, destacando mais as técnicas de trabalhar em espuma do que os fantoches propriamente ditos, pois quando se domina as fases de preparação da espuma (cortar, tingir), bem como as de montagem (colar, montar), diversos tipos de fantoches podem ser confeccionados variando apenas os acessórios e tamanhos.

O mesmo aborda assuntos como tingimento de espuma, o risco e o corte das peças, colagem das peças, montagem dos bonecos, tintura do cabelo e confecção da roupa. Nele você receberá informações da artesã, psicóloga e professora Fabiana Crosara, com grande experiência no assunto.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On-line de Viçosa, filiada mantenedora da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.

O fantoche, cada vez mais presente nas artes cênicas, ampliou sua atuação e constitui hoje uma ferramenta de trabalho para professores, pedagogos, psicólogos, pediatras, odontopediatras, animadores de festas, apresentadores de televisão e artistas em geral.

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

valeska da costa e costa

15 de jan de 2013

Sou pedagoga e queria se possível, enviar para o meu e-mail um texto que fale, sobre volta as aulas. Usando os bonecos de fantoches . Obrigada , aguardo sua resposta. Beijos , Valeska .

Resposta do Portal Cursos CPT

16 de jan de 2013

Olá, Valeska!

Ficamos felizes por sua visita e comentário em nosso site.

Para mais informações sobre o uso de boneco de fantoches cadastramos seu e-mail no nosso boletim informativo.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!