Enquanto na escola o objetivo da educação é formar as crianças para que elas se tornem aptas para viver em uma sociedade democrática, diversificada, dinâmica e para exercerem profissões no futuro, a educação infantil dentro de casa é um processo mais amplo e complexo, que abrange diversas finalidades. Segundo Bruno de Morais Cury, professor do Curso CPT Treinamento de Babá - Saúde, Alimentação e Higiene da Criança, “Educar consiste em ensinar para a vida, nos mais diversos aspectos: para interagir com as pessoas, se portar, adquirir disciplina, obter conhecimentos de uso prático no dia a dia e assimilar conhecimentos formais, que são ensinados na escola”.
Alguns jogos realizados com as crianças são excelente para prepará-las para o teatro que será encenado: solicitar delas que tragam fantasia de suas casas e, quando já vestidas, sugerir que formem um círculo e, uma de cada vez, apresente a sua personagem. Os outros ajudam com as perguntas coordenadas
O professor, ao orientar as primeiras atividades de expressão da criança, no trabalho com o teatro, precisa considerar, antes de tudo, suas manifestações espontâneas, a única coisa que permitirá a ela exteriorizar a personalidade
O que será que nos incomoda quando vamos a um restaurante? E ao cabeleireiro? Como devemos nos comportar em teatros, templos, viagens, quando falamos ao telefone ou quando recebemos visitas? E o que nos agrada nas pessoas?
As atividades de teatro ou, mais especificamente, o jogo dramático, são atividades orientadas, que dão oportunidade à criança para vivenciar situações que possibilitam a construção do conhecimento e o desenvolvimento de uma expressão ampla, verbal, gestual, criadora. Viver uma história, imitar, fantasiar na imaginação
Um elemento importante que agrega valor à peça teatral infantil e de que as crianças gostam muito é a comicidade. Uma roupa extravagante, um nariz vermelho, alguns tombos, risos e interação com a plateia
O exercício da convivência com os outros acontece, fundamentalmente, no meio escolar, e neste momento a criança vai descobrindo as primeiras noções de vida social. Também é no ambiente da escola, na sala de aula, que normalmente ela descobre a si mesma, o outro e o mundo que a rodeia. Ao tempo que se identifica
Além de contribuir significativamente com a cena, no que se refere às reações emocionais, a música também pode ser um elemento instigador de movimento. Ela tanto pode contribuir para tornar o movimento cênico mais expressivo, quanto pode instigar o espectador a querer movimentar-se
Ao brincar, jogar, imitar e criar ritmos e movimentos, as crianças se apropriam de habilidades físicas, psíquicas e corporais indispensáveis para o seu desenvolvimento enquanto seres humanos. Nesse sentido, as instituições de educação infantil devem favorecer um ambiente físico e social onde as crianças se sintam protegidas e acolhidas, e ao mesmo tempo seguras para se arriscar e vencer desafios.
Na educação para o trânsito, o professor deve atuar como mediador, conduzindo o educando à reflexão e à busca de diferentes soluções para os desafios propostos. Para desenvolver essa prática, o professor deve