Além de contribuir significativamente com a cena, no que se refere às reações emocionais, a música também pode ser um elemento instigador de movimento. Ela tanto pode contribuir para tornar o movimento cênico mais expressivo, quanto pode instigar o espectador a querer movimentar-se.
O ritmo e a melodia da música podem, também, reforçar as reações emocionais e o clima de suspense e tensão da cena. Outro aspecto interessante da música é que ela transmite sensações de cores. O espectador, por exemplo, tenderia a perceber uma cor sinistra, equivalente a uma coloração cinza, diante de uma cena em que uma personagem aguarda um encontro para arquitetar alguma maldade ao som de uma música cuja orquestração seja, essencialmente, de sons graves de clarinetas, trombones e tubas. Neste caso, as tensões tímbricas podem exercer um poder de sugestão de cor muito forte sobre a sensibilidade auditiva do espectador. Normalmente, quando a cena acontece em um espaço que possa fazer uso da iluminação, esta pode contribuir para tais sensações.
* A presente dica é parte integrante do curso Teatro na Educação Infantil, desenvolvido pelo CPT - Centro de Produções Técnicas.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.