Você conhece os benefícios da leitura dinâmica? Com as práticas da leitura dinâmica você identifica suas deficiências, elimina os vícios de leitura, traça uma nova postura em seus estudos, obtendo um melhor resultado
Você tem dificuldade de concentração quando lê um livro, uma revista ou um jornal? Uma dica é encontrar o local e a posição adequada para o momento da leitura. O ideal é sentar-se à escrivaninha ou em posição ereta, no chão ou na cama, sem apoio para as costas, pois, nesse caso, um pequeno desconforto ajuda a manter a atenção
Número excessivo de alunos - Quando o número de alunos é muito grande, fato comum no ensino brasileiro, a aula expositiva torna-se o recurso mais fácil para o professor e para a escola.
Para que os alunos com deficiência se interessem pelas aulas, o professor deve adaptar o seu modo de transmitir os conteúdos e a forma de expressão. Segundo Emiliane Rezende, professora do Curso a Distância CPT Educação Inclusiva e Educação Especial, em Livro+DVD e Curso Online, "Não podemos deixar de salientar que a forma de ministrar o conteúdo sugerido pelos estudiosos do movimento inclusivo, e que é colocada em prática e posteriormente intitulada como experiência bem sucedida de inclusão, é excelente para a turma".
Você sabia que é possível melhorar a compreensão no momento da leitura? Treinando o cérebro, pode-se aumentar muito a capacidade mental. Na área da leitura, diversas pesquisas indicam que, com apenas algumas semanas de exercício, o ser humano pode aumentar a sua velocidade em até 5 vezes
Antes de iniciar uma leitura, é importante seguir algumas orientações para que possa assimilar o que vai ler: faça uma limpeza mental, acalme-se da melhor maneira. Concentre seu pensamento na leitura. É importante compreender que sua mente não é capaz de focalizar conscientemente duas coisas ao mesmo tempo
Embora o ensino através de LIBRAS (Linguagem Brasileira de Sinais) seja o método oficial para garantir a aquisição do conhecimento por parte do surdo, não é preciso ser especialista no assunto para fornecer recursos que de fato garantam a aprendizagem deles. "O aluno surdo deve frequentar as turmas comuns e, de preferência, em um contraturno, deve frequentar a sala de recursos onde um professor especializado deve desenvolver as habilidades do mesmo através do ensino de LIBRAS"
Visão apriorista acerca do conhecimento, você sabe o que é? Você sabe o que pensam e como pensam os professores aprioristas sobre a formação do conhecimento individual dos alunos? Você sabe em que ela acarreta? Pois bem, para aqueles que não sabem, a visão, conhecida como apriorista, é oposta à proposta pelo empirismo. Apriorismo, também conhecido como inatismo, é nome que se dá à crença de que já existe algo inato ou programado na bagagem genética hereditária de cada ser humano, que depois amadurecerá, em determinadas etapas, até que a pessoa desenvolva, a partir dessa base, o conhecimento. Por essa ótica, como a base já está feita em cada pessoa, o mundo exterior acaba tendo função menor, simplesmente de abastecer o indivíduo com conteúdo, de forma que o conhecimento se faça, então, existir.
Você sabia quer ler um texto devagar prejudica o entendimento? Isso mesmo! Quando se lê devagar, divaga-se no texto. Então, as pessoas que leem devagar têm receio de ler mais rápido por achar que compreenderão menos ainda. Mas, estão enganadas, pois quando se lê rápido, a leitura é feita com mais atenção e concentração
Existem professores que, raras vezes, propõem a seus alunos o desenvolvimento de atividades em grupo e, mesmo assim, acabam não as implementando por meio de metodologias adequadas. Em geral, eles tendem, por exemplo, a formar grupos de trabalho homogêneos, reunindo os melhores alunos em um grupo, na esperança de que o bom desempenho esperado desses alunos sirva de exemplo para os demais alunos menos adiantados, que, em geral, constituem a maioria, em uma abordagem equivocada.