
Embora o ensino através de LIBRAS (Linguagem Brasileira de Sinais) seja o método oficial para garantir a aquisição do conhecimento por parte do surdo, não é preciso ser especialista no assunto para fornecer recursos que de fato garantam a aprendizagem deles. "O aluno surdo deve frequentar as turmas comuns e, de preferência, em um contraturno, deve frequentar a sala de recursos onde um professor especializado deve desenvolver as habilidades do mesmo através do ensino de LIBRAS", afirma Emiliane Rezende, Professora do Curso a Distância CPT Educação Inclusiva e Educação Especial, em Livro+DVD e Curso Online.
O professor da turma comum deve organizar suas aulas pensando no aluno surdo. Deve organizar suas atividades investindo em recursos visuais que certamente beneficiarão a turma toda. Em turmas muito numerosas, uma boa alternativa é a de explicar o conteúdo para a turma toda, depois passar uma atividade para o restante da turma e se sentar com o aluno surdo para dar atenção especial a ele.
O educador “aberto a novas experiências” notará que mesmo sem ter conhecimentos específicos em linguagem de sinais, com o mínimo de boa vontade e contato frequente com o aluno a comunicação acontece de forma natural seja por sinais, desenhos, gestos, expressões faciais. Um professor que sequer olha para o seu aluno deve ser responsabilizado pelo fracasso dele. Vale ressaltar que o professor do atendimento educacional especializado (AEE), embora seja um forte aliado do professor da turma comum, não pode assumir toda a responsabilidade pela educação do aluno surdo. O professor da turma comum deve assumir pelo aluno surdo a mesma responsabilidade que deve ter para com os demais alunos.
Atualmente, embora a Educação seja um setor desprestigiado pelo governo, muitos avanços aconteceram. A tecnologia proporcionada pela Informática é bem acessível, inúmeros vídeos da internet podem ser utilizados para enriquecer as aulas, sem contar que existe muito material adaptado para surdos e convertido em LIBRAS. Computadores, notebooks, iphones, ipods, ipedse todo aparato tecnológico precisam ser utilizados. Existem dicionários online sinalizados em LIBRAS capazes de facilitar a comunicação. Enfim, não há desculpas para justificar o fracasso escolar de um aluno surdo, se a escola contar com profissionais realmente envolvidos com a Inclusão que sejam, portanto, cientes de suas obrigações e de sua responsabilidade, tanto para o sucesso quanto para o fracasso desses alunos.
Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Metodologia de Ensino.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.