
O Plano Cruzado tinha como maior objetivo criar uma moeda estável, que eliminasse a ideia de inflação. E a razão do seu fracasso foi a falta de clareza das metas fiscais ou monetárias de médio prazo, cujas políticas ficaram a cargo dos condutores do plano.
“O aumento do poder de compra dos salários, somado ao consumo reprimido durante os anos anteriores, levou à diminuição da poupança e à explosão de consumo”, afirma Prof. Hélvio Tadeu Cury Prazeres, do Curso CPT Fundamentos da Economia.
Na ocasião da elaboração do Plano Cruzado, esse ocorrido não foi pensado por seus idealizadores, sem falar que as tarifas públicas encontravam-se efetivamente defasadas em consequência de não terem sido ajustadas antes do congelamento.
Após as eleições em Nov/1986, o Plano Cruzado sofreu profundas modificações e a inflação voltou com intensidade, só que acompanhada de uma grande recessão.
Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:
- Estudando economia? Conheça a microeconomia
- Por que estudar economia?
Conheça os Cursos CPT da área Metodologia de Ensino.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.