
Existem professores que, raras vezes, propõem a seus alunos o desenvolvimento de atividades em grupo e, mesmo assim, acabam não as implementando por meio de metodologias adequadas. Em geral, eles tendem, por exemplo, a formar grupos de trabalho homogêneos, reunindo os melhores alunos em um grupo, na esperança de que o bom desempenho esperado desses alunos sirva de exemplo para os demais alunos menos adiantados, que, em geral, constituem a maioria, em uma abordagem equivocada. "Para que o trabalho em grupo seja efetivo na aprendizagem de qualquer conteúdo, a primeira condição necessária é a interação entre alunos mais adiantados e aqueles que enfrentam algum tipo de dificuldade", afirma Dr. Per Christian Braathen, professor do Curso a Distância CPT Metodologia de Ensino Aplicada a Grupos, em Livros+DVDs e Cursos Online.
Também não são poucos os professores que, ao proporem trabalhos em grupo a suas turmas, permitem que os alunos se organizem de acordo com suas afinidades pessoais. Eles se esquecem da importância, ou não conhecem a importância que deveria ser dada à promoção das parcerias entre alunos com diferentes características e níveis de aprendizagem, entre os quais o domínio dos conteúdos seja um diferencial.
Para que essa realidade mude, a formação dos grupos de trabalho deve ser implementada de forma a considerar que a interação e a troca de experiências com aqueles que sabem mais seja um verdadeiro combustível para a aprendizagem de todos os alunos. Esse fator positivo referente à interação indica que o professor deve orientar estrategicamente a organização das equipes de trabalho, sempre buscando incentivar a interação dos alunos que encontram maior facilidade no conteúdo trabalhado com aqueles que, em diferentes níveis, estão enfrentando maior dificuldade.
Dessa forma, a dimensão de aprendizado da Zona de Desenvolvimento Proximal acabará sendo beneficiada, refletindo positivamente nos resultados positivos obtidos em sala de aula.
Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Metodologia de Ensino.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.