Na Abordagem Clássica, Taylor elenca os princípios da administração científica como: planejamento, preparo e controle. De semelhante forma, Fayol definiu as funções do administrador como: prever, organizar, comandar, coordenar e controlar. A Abordagem Neoclássica da Administração reorganiza esses elementos, propondo a administração como um processo composto de quatro funções administrativas, como aceitas até os dias atuais: planejamento, organização, direção e controle.
As funções administrativas de um administrador de empresas baseiam-se em dois princípios: planejar e organizar. “O planejamento, que envolve, além de decisões sobre objetivos, as definições de planos para alcançá-los; e a organização, que tem por objetivo distribuir recursos e atividades, visando atingir os objetivos propostos”, afirma Rúbia Fonseca, professora do Curso CPT Fundamentos da Administração.
Uma das principais atribuições do gestor é o planejamento, a primeira função do processo administrativo, que servirá de base para as demais. Planejar significa olhar ao mesmo tempo para o passado, para o presente e para o futuro. “Olhamos para o passado para ter uma base do que já foi realizado, quais intercorrências influenciaram, quais os erros e os acertos cometidos. No presente, observamos o ambiente, a situação atual da empresa, as possibilidades e os riscos.
Nos dias atuais, não há lugar para controles informais e nem para a falta de planejamento e organização das atividades empresariais. A cada dia, os mercados tornam-se mais competitivos e dinâmicos, exigindo decisões e respostas rápidas por parte dos empresários. Assim, a empresa que deseja ter sucesso no mercado deve estar apta a responder a seguinte pergunta: como tornar a empresa mais competitiva, aumentando o volume de vendas, diminuindo o volume em estoques?
O crescente uso de tecnologia influencia fortemente o funcionamento das organizações, originando novas abordagens sobre a administração de empresas, o que faz surgir, desta forma, as teorias Sistêmica e Contingencial, afirma Rúbia Fonseca, professora do Curso CPT Fundamentos da Administração.
Descubra qual é a melhor estratégia de como administrar uma empresa considerando a oferta de produtos e serviços e o relacionamento com os clientes
A compra se justifica pela venda, e não pela estocagem. A empresa só deve comprar as mercadorias que vai vender num período estipulado, para não comprometer o seu capital de giro. “Quando existe este equilíbrio entre a compra e a venda, a empresa mantém um estoque ajustado às suas necessidades de venda”, afirma Hélvio Tadeu Cury Prazeres, professor do Curso a Distância CPT Administração Financeira na Pequena Empresa, em Livro+DVD e Curso Online.
Gerenciar custos, negociar com fornecedores, comandar a equipe de trabalho, planejar o estoque, acompanhar indicadores comerciais e, ainda, fazer o melhor atendimento possível ao cliente, são só algumas das inúmeras atividades que um gerente ou administrador devem realizar quando têm um bar ou um restaurante sob seus cuidados. Mas acredite! Apesar de parecer muito complicado e trabalhoso, quando o profissional está bem preparado para exercer suas funções consegue resolver estes e muitos outros problemas em um piscar de olhos. Veja como isto é possível com as 9 dicas abaixo:
Ao analisar os objetivos básicos de compras, podemos facilmente estabelecer uma relação próxima entre a administração de materiais e esta área, afirma Hélvio Tadeu Cury Prazeres, professor do Curso a Distância CPT Como Administrar Estoque e Almoxarifado, em Livro+DVD e Curso Online.
Faça uma lista com suas dívidas a pagar e objetivos que almeja alcançar (como compra do apartamento, troca de carro, férias, entre outras) em ordem de prioridade, e o que deve fazer para pagar por eles