
Gerenciar custos, negociar com fornecedores, comandar a equipe de trabalho, planejar o estoque, acompanhar indicadores comerciais e, ainda, fazer o melhor atendimento possível ao cliente, são só algumas das inúmeras atividades que um gerente ou administrador devem realizar quando têm um bar ou um restaurante sob seus cuidados. Mas acredite! Apesar de parecer muito complicado e trabalhoso, quando o profissional está bem preparado para exercer suas funções consegue resolver estes e muitos outros problemas em um piscar de olhos. Veja como isto é possível com as 9 dicas abaixo:
1
Faça um estudo completo das atividades desenvolvidas no estabelecimento. Isto enquadra desde o funcionamento da cozinha até a forma como as compras são feitas. Uma boa dica para que você tenha uma visão geral do funcionamento da empresa é fazer um organograma da mesma;

Faça um estudo completo das atividades desenvolvidas no estabelecimento desde a cozinha até a forma como as compras são feitas.
2
Frente ao organograma de atividades, estude a possibilidade de simplificar os processos ou melhorá-los. Faça, por exemplo, um planejamento de atividades a serem desenvolvidas por cada colaborador, melhor horário para fazê-las e, se for o caso, o remanejamento de pessoal de forma que todos contribuam, eliminando assim a ociosidade;
3
Estude a possibilidade de cortar custos, principalmente no cardápio. Muitas vezes, há grandes despesas com a compra de produtos que não são muito consumidos. Desta forma, destine recursos para a compra de materiais de consumo que têm maior saída;
4
Providencie fichas técnicas de todos os pratos. Assim, você saberá quais ingredientes eles levam em sua composição e sua quantidade. Isso ajudará a fazer o controle de estoque, além de possibilitar calcular o tempo necessário para a confecção de cada um deles;
5
Simplifique o cardápio. Pratos muito elaborados exigem maiores cuidados e, principalmente, mão de obra especializada para prepará-los. Sendo assim, estude o caso de tirar da lista os mais complicados, que demandam maior tempo de preparo e o trabalho de maior número de pessoas. Com esta medida você conseguirá, também, diminuir os custos com a mão de obra;
6
Disponibilize um maior número de garçons para o atendimento ao cliente apenas nos horários de pico. Uma boa dica é que se pague por hora trabalhada. Se for o caso, capacite outros membros da equipe para que, se necessário, ajudar no salão com a clientela;
7
Se ninguém conhece o seu bar ou restaurante, então de nada adianta nele investir. Portanto pegue pesado com a propaganda do seu estabelecimento comercial;

Simplifique o cardápio. Pratos muito elaborados exigem maiores cuidados e, principalmente, mão de obra especializada para prepará-los.
8
Nunca deixe de negociar. Esta medida é muito importante para a saúde do caixa de sua empresa, principalmente quando o assunto engloba preços e prazos;
9
Escolha bem os seus fornecedores. Além de serem de confiança, do tipo que cumprem com o combinado, oferecerem bons preços e melhores prazos de pagamento, eles devem ser do tipo ganha-ganha. Fornecedores do tipo “eu ganho e você perde”, devem ser substituídos por outros o quanto antes.
Por Silvana Teixeira.
Fonte: Foodmagazine

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Comentários

MARTINHO MIGUEL KINHAMA
25 de nov. de 2016dicas positivas..

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28 de nov. de 2016Olá Martinho,
Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos

delio justino bule
6 de set. de 2016Magnífico obrigado pelas dicas

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8 de set. de 2016Olá Délio,
Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos

Francisca correia de lima
29 de jun. de 2016É uma área que eu gosto muito até por que eu trabalhei muito tempo no comércio

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30 de jun. de 2016Olá Francisco.
Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos