Nos dias atuais, onde as mudanças ocorrem a todo momento, possuir informações e estar preparado para encarar os mais diversos tipos de desafios e competições são características que influenciam decisivamente na vida das empresas. Ao contratar seus funcionários, as empresas não agem de forma diferente, ou seja, elas optam por empregar os mais bem preparados, principalmente quando se trata de recepcionistas.
A recepção é o primeiro contato do hóspede com o hotel. Ao ser recepcionado e orientado pela recepcionista, o hóspede busca excelência em atendimento. Quando isso acontece, ele certamente voltará a se hospedar no hotel e o recomendará a outras pessoas. Por isso, é tão importante que a recepcionista apresente capacitação de qualidade, além de outras características importantes.
Atualmente, onde as mudanças ocorrem a cada instante, o fluxo intenso de informações e a competição são características que influenciam decisivamente na vida das empresas. Sendo assim, a profissionalização (treinamentos, palestras) dos funcionários torna-se uma ferramenta eficaz para a sobrevivência da empresa dentro do mercado. Da mesma forma, torna-se imprescindível a qualificação da recepcionista, pois este é o ponto de partida de todas as organizações, pois, no momento da recepção, a empresa demonstra do que ela é capaz.
A recepção é o local onde os hóspedes têm o primeiro contato com o hotel. Como o próprio nome já diz, a função é recepcioná-los da melhor forma possível. É a partir daí que a figura do recepcionista assume papel principal no sucesso de um hotel, pois esse profissional deverá ser bem capacitado, de forma a causar a melhor primeira impressão possível.
Para alcançar sucesso profissional em 2020, é necessário “definir estratégias embasadas no panorama atual do mercado. Algumas delas já são conhecidas por empreendedores e gestores dos mais diversos setores, principalmente por surtirem excelentes resultados. Para vencer profissionalmente, é importante estabelecer metas e objetivos claros, bem estruturados e tangíveis.
Quando o recepcionista apresenta um conjunto harmonioso de boas maneiras, bons costumes, boas atitudes, gestos próprios, palavras certas, tom de voz adequado, além da fisionomia e traje corretos, isso facilita as relações humanas, tornando-as mais agradáveis e simpáticas. "Melhora o relacionamento em todos os níveis", afirma Ana Paula Barbosa, professora do Curso CPT Treinamento de Recepcionista. Veja abaixo algumas regras de conduta e boas maneiras que todo profissional, seja ele recepcionista ou não, deve seguir:
Nem todos os profissionais conseguem agir de forma madura e equilibrada no desempenho de suas funções, pois são muitos os atributos a serem desenvolvidos até a maturidade profissional. Primeiramente, é indispensável preparo para enfrentar desafios. Mas também são necessários otimismo, autoconhecimento, automotivação, autoafirmação, determinação, empatia e inteligência emocional.
Vivemos em um mundo em plena transformação no qual o passado, o presente e o futuro nunca estiveram tão próximos. É a era da informação, da tecnologia e do conhecimento. Nessa fase, o profissional de sucesso deve fazer uma reciclagem diária sobre seus conhecimentos e sobre as suas funções dentro de uma empresa, assim como uma reciclagem interior.
Além da possibilidade de montar um ateliê, para fazer roupas sob medida, a profissional de costura tem a oportunidade de trabalhar em confecções. O setor têxtil, atualmente, é um dos grandes geradores de empregos no Brasil. Nesse contexto, merecem destaque importantes categorias de costureira profissional, como costureira sob medida, costureira industrial e costureira faccionista.
A profissão de recepcionista envolve muito o contato com pessoas e o relacionamento com diversas pessoas diferentes. Porém, para conduzir um atendimento de qualidade no estabelecimento é preciso treinamento adequado, nele você aprenderá como lidar com todas as situações que um recepcionista pode enfrentar, a professora Ana Paula Barbosa do Curso CPT de Treinamento de Recepcionista, traz dicas valiosas para te ajudar.