
“No campo profissional, a maturidade não se limita a pessoas com idade avançada. Muito pelo contrário, alguns jovens profissionais, há pouco tempo no mercado de trabalho, chegam à maturidade profissional bem mais rápido que profissionais com anos de carreira”, afirma Hélvio Tadeu Cury Prazeres, professor do Curso CPT a Distância e Online Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 1.
Nem todos os profissionais conseguem agir de forma madura e equilibrada no desempenho de suas funções, pois são muitos os atributos a serem desenvolvidos até a excelência e plenitude profissional. Primeiramente, é indispensável preparo para enfrentar desafios. Mas também são necessários otimismo, autoconhecimento, automotivação, autoafirmação, determinação, empatia e inteligência emocional.
Autoafirmação
A autoafirmação permite ao profissional crer em seu potencial. Ao estar seguro e confiante quanto à sua capacidade, ele não se detém a ajudar os colegas de trabalho. Ele vai muito mais além, sempre pronto a colaborar com a equipe em prol do sucesso de todos.
Autoconhecimento
Com o autoconhecimento, o colaborador identifica suas qualidades e seus defeitos, para desenvolver novas habilidades e competências. Quando o profissional conhece a si mesmo, ele busca aprimorar os seus conhecimentos sempre disposto a aprender algo inovador e atual.
Automotivação
O profissional maduro sente-se realizado em relação ao trabalho. Como recicla conhecimentos, ele desempenha suas tarefas com maestria e resultados compensadores. Esta é uma forma de se automotivar em busca do desenvolvimento profissional e do crescimento da empresa.
Determinação
A maturidade profissional faz com que o colaborador controle seus impulsos. Como tem total segurança a respeito de como agir, ele jamais demonstra indecisão. Pelo contrário, mostra-se determinado e convicto de suas ações e decisões.
Empatia
Empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro. Quando o profissional é capaz de avaliar uma situação sob o ponto de vista do colega de trabalho, ele rompe uma barreira, aparentemente intransponível, para enxergar o potencial do outro.
Inteligência emocional
De fato, a inteligência cognitiva é muito importante no campo profissional. O mesmo vale para a inteligência emocional, uma das qualidades mais procuradas pelos headhunters. Hoje, para alcançar sucesso na carreira, é impreterível saber lidar com as atribulações do trabalho.
Otimismo
O otimismo destrói qualquer onda de infortúnio ou desânimo. Ao adotar uma postura positiva e bem-humorada, tudo começa a fluir bem: os colegas passam a ser mais receptivos e colaborativos e o chefe deixa de ser o carrasco que muitos acreditavam.
Quer saber mais sobre o curso? Dê play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT a Distância e Online da Área Gestão Empresarial.
Leia o artigo "4 dicas para ser um freelancer de sucesso."
Fonte: msn.com
Por Andréa Oliveira.

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.