
A recepção é o primeiro contato do hóspede com o hotel. Ao ser recepcionado e orientado pela recepcionista, o hóspede busca excelência em atendimento. Quando isso acontece, ele certamente voltará a se hospedar no hotel e o recomendará a outras pessoas. Por isso, é tão importante que a recepcionista apresente capacitação de qualidade, além de outras características importantes.
Segundo Lairson Lopes Sena, professor do Curso CPT Treinamento em Reservas e Recepção, em sua grande maioria, esse profissional tem funções essenciais, como fazer reservas, registro dos hóspedes, manutenção das contas dos hóspedes, atendimento permanente durante a hospedagem e procedimento de saída e acerto de contas do hóspede. Além disso, para alcançar o tão almejado sucesso profissional, a recepcionista deve:
Ser imparcial
Uma recepcionista exemplar sempre é imparcial independentemente da aparência e do comportamento dos hóspedes. Nesse sentido, ela não pode tratar um hóspede com privilégios enquanto trata outro com indiferença. Todos devem ser tratados com igualdade, gentileza, cortesia, presteza e respeito.
Ser leal
Outra característica importante para uma boa recepcionista é ser leal a seu superior. Ela deve ser o braço direito do gerente em uma relação de confiança e cooperação. Para isso, essa funcionária deve ser reservada, sigilosa e responsável, pronta para dar o máximo de si em prol do sucesso do hotel.
Ser responsável
Como mencionado acima, a recepcionista deve ser responsável no desempenho de suas funções. Para isso, ela deve realizar o seu trabalho, com qualidade e em tempo hábil, para que as atividades do hotel fluam bem. Além disso, ela deve se responsabilizar pelos erros cometidos e aprender com eles sempre buscando melhorias.
Ser proativa
Uma recepcionista bem qualificada conhece o funcionamento do hotel onde trabalha. Diante de problemas mais comuns, ela age sem esperar o aval do gerente, pois é proativa. O seu objetivo principal é atender às necessidades dos hóspedes para deixá-los satisfeitos. Entretanto, essa autonomia não pode extrapolar as suas funções.
Ser criativa
A criatividade também é um atributo que direciona a recepcionista a uma carreira promissora. Por meio dela, essa profissional oferece aos hóspedes um atendimento de qualidade, algo que lhes garanta uma experiência inesquecível. Ao ser criativa, a recepcionista consegue resolver situações inesperadas, ou mesmo atender a pedidos específicos.
Ser organizada
A organização é uma qualidade que todo funcionário deveria ter. Quando é organizada, a recepcionista otimiza o seu tempo e evita sobrecarga de atividades, pois passa a realizá-las no devido prazo. Além disso, a organização das tarefas diárias evita a contínua intervenção do gerente, que possui outras importantes obrigações.
Conheça os Cursos CPT da Área Hotelaria:
Treinamento em Reservas e Recepção
Fonte: Hospedin
Por Andréa Oliveira

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.