A recepção é o local onde os hóspedes têm o primeiro contato com o hotel. Como o próprio nome já diz, a função é recepcioná-los da melhor forma possível.
É a partir daí que a figura do recepcionista assume papel principal no sucesso de um hotel, pois esse profissional deverá ser bem capacitado, de forma a causar a melhor primeira impressão possível.
Lairson Sena, autor do Curso CPT Treinamento em Reservas e Recepção, exalta a figura do recepcionista, reconhecendo sua importância e relatando que ele deve ser um profissional capacitado, comunicativo e dedicado, representando a hospitalidade do local onde trabalha.
Então, quais devem ser as funções e habilidades de um bom recepcionista de hotel?
Funções
Basicamente, um recepcionista deve recepcionar, orientar e dar o primeiro apoio aos hóspedes, oferecendo um norte para que eles não se sintam perdidos. No geral, devem:
- Atender ao telefone;
- Verificar e responder e-mails;
- Realizar o cadastro dos hóspedes;
- Fazer as reservas, as pré-reservas e os cancelamentos;
- Cuidar do check in e do check out;
- Gerenciar e receber pagamentos;
- Solicitar táxis para os hóspedes;
- Controlar as reservas;
- Cuidar da ordem da recepção;
- Sanar todas as dúvidas dos hóspedes em relação ao hotel;
- Dar informações turísticas;
- Mediar as informações entre os setores do hotel.
Vale ressaltar que essas funções podem variar de hotel para hotel, de acordo com o tipo e tamanho de hotel.
Habilidades
- Autonomia
O recepcionista deve ser um profissional autônomo, isto é, resolver problemas por si só, sem depender da ajuda de outros setores. Ainda, deverá saber responder às perguntas dos clientes, direcionando-os para o setor responsável quando elas não se referirem à recepção. Deve estar sempre em busca das melhores soluções para os mais diversos problemas.
- Organização
Qualquer funcionário precisa ser organizado com o seu serviço. Com o recepcionista, não poderia ser diferente: tanto com os horários de chegada e saída do serviço, quanto com o controle de reservas, pagamentos, é preciso organização para otimização de tempo e maior produtividade.
- Responsabilidade
Haja vista que esse profissional lida com setores e funções vitais do hotel em que trabalha, ele precisa ser extremamente responsável ao desempenhas todas as suas tarefas.
- Imparcialidade
Por receber hóspedes variados, o recepcionista deve manter-se imparcial face às diferentes aparências, modo de falar ou desejo dos clientes. Ainda, determinados clientes não devem ser favorecidos em detrimento de outros, tratando todos da mesma forma.
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Fonte: Hospedin – blog.hospedin.com
por Renato Rodrigues
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Comentários
Djailson Melo
8 de ago. de 2022Tenho interesse em aprender
Resposta do Portal Cursos CPT
20 de set. de 2022Olá, Djailson.
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