Quais as funções e habilidades de um recepcionista de hotel?

A figura do recepcionista é uma das mais importantes do hotel, por isso o profissional deve possuir funções e habilidades específicas

Recepcionista de hotel

A recepção é o local onde os hóspedes têm o primeiro contato com o hotel. Como o próprio nome já diz, a função é recepcioná-los da melhor forma possível. É a partir daí que a figura do recepcionista assume papel principal no sucesso de um hotel, pois esse profissional deverá ser bem capacitado, de forma a causar a melhor primeira impressão possível.

Lairson Sena, autor do Curso a Distância CPT Treinamento em Reservas e Recepção, constituído de Livro+DVD, e Curso Online, exalta a figura do recepcionista, reconhecendo sua importância e relatando que ele deve ser um profissional capacitado, comunicativo e dedicado, representando a hospitalidade do local onde trabalha.

Então, quais devem ser as funções e habilidades de um bom recepcionista de hotel?

Funções


Basicamente, um recepcionista deve recepcionar, orientar e dar o primeiro apoio aos hóspedes, oferecendo um norte para que eles não se sintam perdidos. No geral, devem:

- Atender ao telefone;

- Verificar e responder e-mails;

- Realizar o cadastro dos hóspedes;

- Fazer as reservas, as pré-reservas e os cancelamentos;

- Cuidar do check in e do check out;

- Gerenciar e receber pagamentos;

- Solicitar táxis para os hóspedes;

- Controlar as reservas;

- Cuidar da ordem da recepção;

- Sanar todas as dúvidas dos hóspedes em relação ao hotel;

- Dar informações turísticas;

- Mediar as informações entre os setores do hotel;

Vale ressaltar que essas funções podem variar de hotel para hotel, de acordo com o tipo e tamanho de hotel.

Habilidades


- Autonomia

O recepcionista deve ser um profissional autônomo, isto é, resolver problemas por si só, sem depender da ajuda de outros setores. Ainda, deverá saber responder às perguntas dos clientes, direcionando-os para o setor responsável quando elas não se referirem à recepção. Deve estar sempre em busca das melhores soluções para os mais diversos problemas.

- Organização

Qualquer funcionário precisa ser organizado com o seu serviço. Com o recepcionista, não poderia ser diferente: tanto com os horários de chegada e saída do serviço, quanto com o controle de reservas, pagamentos, é preciso organização para otimização de tempo e maior produtividade.

- Responsabilidade

Haja vista que esse profissional lida com setores e funções vitais do hotel em que trabalha, ele precisa ser extremamente responsável ao desempenhas todas as suas tarefas.

- Imparcialidade

Por receber hóspedes variados, o recepcionista deve manter-se imparcial face às diferentes aparências, modo de falar ou desejo dos clientes. Ainda, determinados clientes não devem ser favorecidos em detrimento de outros, tratando todos da mesma forma.

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Fonte: Hospedin – blog.hospedin.com
por Renato Rodrigues

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