Em áreas endêmicas é necessário que éguas prenhas recebam a vacinação antirrábica, já que o morcego hematófago é um vetor que transmite a raiva no meio rural. A vacina antirrábica para éguas prenhes é aplicada em dose anual. "No caso dos potros, a 1ª dose deve ser dada na desmama e o reforço é dado 30 dias depois a data de aplicação da primeira dose", afirma Prof.ª Fabiana Garcia Christovão, do Curso CPT Manejo de Potros: Do Parto ao Preparo para a Doma.
Segundo Paulo Henrique Reis Furtado Campos, professor do Curso CPT Manejo de Leitões do Nascimento ao Abate, “leitões que nascem com insuficiência respiratória precisam ser reanimados”. O procedimento de reanimação passa por duas etapas. São elas:
Vacina é uma substância capaz de produzir reação imunológica com formação de anticorpos contra um agente específico. “Apesar de serem utilizadas várias vacinas na caprinocultura, segundo a Instrução Normativa no 87 do MAPA, não é obrigatória a prática de nenhum tipo de vacina para os pequenos ruminantes”, explica Maria Pia Souza Lima Mattos de Paiva Guimarães, professora do Curso CPT Criação de Cabras Leiteiras - Instalações, Raças e Reprodução.
Os bovinos quando não vacinados podem ser atacados por várias doenças que, além da queda da produção, podem causar a morte dos animais que as contraíram. O resultado é um só: prejuízo; tanto para os criadores quanto para a economia do país. Além disto, estudos mostram que muitas dessas doenças podem ser transmitidas aos homens. Fica comprovado, portanto, a extrema importância e necessidade de combater e prevenir doenças, principalmente com o uso de vacinas específicas.
A vacinação de frangos e galinhas caipiras pode ser feita de forma individual ou coletiva. A individual, apesar de ter um custo de aplicação, é maior do que a administração massal (coletiva), e oferece resultado mais seguro, afirma Marcelo Dias da Silva, professor do Curso CPT Criação de Frango e Galinha Caipira.
O profissional do banho e tosa precisa amar sua profissão, ter prazer em trabalhar com animais, ser paciente, responsável, gentil, enérgico sem ser agressivo, ser sincero e verdadeiro durante esclarecimentos e conversas com os donos dos animais. “Seu cliente direto é o animal, mas o mesmo é de propriedade de uma pessoa, a quem você deverá servir, de modo a satisfazer suas necessidades”
Você cria cavalos e precisa saber sobre vacinação em potros? Então vamos às devidas explicações: “O calendário de vacinação contra as enfermidades obedece a períodos específicos da gestação da égua. A dose das vacinas em equinos já vem pré-estabelecida para garantir a produção de anticorpos pela mãe e não é calculada de acordo com o peso, porte ou tamanho das matrizes, como em pequenos animais domésticos
Assim que o bezerro nasce, a mãe o lambe, retirando as membranas fetais e mucos. Simultaneamente, o seu corpo é massageado, o que é muito importante para o recém-nascido. Portanto, a intervenção do tratador só deverá acontecer após essa massagem. Se a vaca não der atenção ao bezerro, deve-se recolhê-lo para um local protegido e proceder às massagens contínuas em seu corpo. Por fim, o tratador deve remover as membranas fetais e o excesso de muco do nariz e boca do bezerro.
A principal função de um gerente é a busca da eficácia. Sem ela, qualidades como inteligência e criatividade dificilmente serão convertidas em resultados positivos para a empresa. Ninguém nasce eficaz. Se a eficácia fosse um dom com o qual as pessoas nascessem, do mesmo modo como nascem com o dom da música ou a inclinação para a pintura, a pessoa estaria em má situação, porque sabemos que apenas uma pequena minoria nasce com grandes dons para quaisquer dessas atividades.
Ser cortês com os clientes, utilizando sempre expressões como: com licença, bom dia, boa noite, muito obrigado, entre outras; ser discreto, não se intrometendo ou criando excesso de intimidades com os clientes; ser atencioso com os clientes; ser paciente e tranquilo; ser honesto em todos os aspectos, com a empresa, com os colegas e com os clientes; ter sensibilidade para entender as necessidades dos clientes; ser pontual e assíduo, apresentando-se 10 minutos antes do início do seu turno de trabalho; ser dinâmico e criativo, mostrando disposição para executar o trabalho e resolvendo problemas inesperados; ter facilidade de comunicação e expressão, pois a essência do seu trabalho é comunicar-se com os clientes; saber trabalhar em equipe; e ter respeito por seus superiores, pelos colegas de trabalho e pelos clientes.