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PCN - o Ensino Médio e as áreas de conhecimento

Os PCN - Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio visam não só difundir os princípios da reforma curricular, mas também orientar o professor para que este faça uso de novas metodologias. Além disso, os PCN buscam a formação global dos alunos para que possam adquirir conhecimentos básicos e possam se preparar de forma científica, tornando-se capazes de utilizar as diferentes tecnologias relativas às áreas de atuação. Da mesma forma, os PCN propõem o desenvolvimento dos alunos quanto à capacidade de pesquisar, buscar informações, analisá-las e selecioná-las, bem como a capacidade de aprender, criar, formular, ao invés do simples exercício de memorização.

PCN - o Ensino Fundamental II e os temas transversais

Respeitando as diversidades regionais, culturais e políticas existentes no país, os PCN ? Parâmetros Curriculares Nacionais visam ao processo educativo em todas as regiões brasileiras. Além de possibilitarem condições, nas escolas, que permitam aos alunos ter acesso ao conjunto de conhecimentos socialmente elaborados e reconhecidos como necessários ao exercício da cidadania. Os documentos presentes nos PCN são o resultado de um longo trabalho que contou com a participação de muitos educadores brasileiros, com base em suas experiências e em seus estudos. E o mais importante: eles foram produzidos no contexto das discussões pedagógicas atuais.

PCN - o Ensino Fundamental I e as áreas de conhecimento

Antes de 1996, o ensino fundamental I seguia as normas da LDB - Lei de Diretrizes e Bases da educação, que visavam à formação dos alunos nos mais diversos âmbitos, potencializando sua autorrealização, sua preparação para o mercado de trabalho, bem como sua conscientização da cidadania. Da mesma forma, essas diretrizes estabeleciam um currículo educacional, com núcleo comum a todos os níveis da educação básica, contanto que respeitasse as peculiaridades locais e as diferenças individuais dos alunos. Com a elaboração do Plano Decenal de Educação para Todos, surgiu a necessidade de se elaborar parâmetros claros no campo curricular, que pudessem orientar as ações educativas, com base nos ideais democráticos, visando melhorar a qualidade do ensino nas escolas brasileiras.

A ética como tema transversal

A ética ajuda a conduzir nossas escolhas diante da complexidade existente nas relações humanas. Portanto, quanto mais cedo o ser humano refletir sobre a ética, mais cedo iniciará seu amadurecimento nesse aspecto e estará mais preparado para enfrentar as questões referentes ao convívio social no dia a dia.

Saúde: tema transversal para o ensino fundamental I

No dia a dia, a criança é influenciada a todo o momento pela temática saúde, seja ela vista de forma individual ou de forma coletiva. Tanto que o tema faz parte do currículo do ensino fundamental, de uma forma bastante intensa, abordada direta ou indiretamente em diversas disciplinas. Os PCN preveem que os conteúdos de saúde sejam integrados aos demais conteúdos, em uma relação de transversalidade, para que a prática educativa seja impregnada pelo tema, de forma global e abrangente.

Ensinar o conceito de ética na escola. Qual a sua importância?

Falar de ética, nada mais é do que referenciar a conduta humana. Trata-se de um tema que, aparentemente, todo mundo conhece, mas que, pela própria natureza das relações sociais e do comportamento competitivo do ser humano, muitas vezes acaba sendo esquecido ou deturpado, conforme a situação e a conveniência das pessoas.

O que faz o aluno abandonar as aulas?

Um motivo considerado de grande peso que leva o aluno ao abandono às aulas é o currículo escolar que é um dos pontos mais complexos a serem enfrentados pelas escolas. As instituições seguem as orientações formais dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN, além da adoção dos livros, apostilas didáticas e material de apoio. Mas, muitas vezes, não existe uma conectividade do projeto pedagógico com a realidade do estudante, não havendo, de fato, um diálogo com seu universo.

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