Antigamente as gemas eram classificadas em pedras baratas, semipreciosas e preciosas, dependendo da sua cor, sua dureza, sua pureza e raridade. Atualmente, todas as gemas são consideradas preciosas, embora as quatro originais (diamante, rubi, safira e esmeralda) sejam geralmente, mas nem sempre, as mais valiosas. Para avaliar uma gema são necessários profissionais experientes. Por isso, abaixo, seguem alguns conceitos para ajudar quem está começando a lidar com pedras preciosas e quer aprender como conhecê-las e classificá-las.
No processo de lapidação de pedras para decoração, uma pedra bruta é cortada em uma serra apropriada, até se tornar uma bela peça de decoração. Mas não somente isso, a pedra também recebe polimento e riscos próprios de cada peça. E, por fim, ela recebe o verniz que lhe garante o seu brilho. Conforme a criatividade do lapidador, forma-se qualquer peça decorativa, que pode atrair qualquer tipo de clientela, principalmente, turistas estrangeiros, que admiram a beleza de nossos mais belos minerais.
Quem vê uma peça em ouro pronta, talvez não imagine o grande trabalho que está por trás dela. Boa parte do valor de uma joia vem da mão de obra e não somente dos materiais, ainda que o ouro e as pedras preciosas custem caro. O ourives é o artesão que fabrica objetos em metais preciosos (principalmente ouro e prata).
Seja honesto; Não minta; Pague suas dívidas; Seja asseado; Vista-se bem; Estude; Seja gentil e educado com os seus semelhantes; Honre seus compromissos e o nome da sua família; Não engane; Todos esses valores, num passado não muito remoto, eram passados de pais para filhos. Eram exigências que cuidavam e garantiam a boa imagem de um grupo de pessoas ou famílias. O nome que se dá a isto é Marketing Pessoal. No entanto, naquela época, a denominação dada à estes valores era apenas ?Nome?. Havia grande preocupação em se zelar pelo ?nome? da família. Os pais diziam sempre que era preciso fazer o seu nome ou preservar o nome. Isto não era só questão de aparência, mas de brio, orgulho e honra. As pessoas tinham orgulho do seu trabalho, do nome da sua família, e tudo isto era conseguido à força de muita luta que envolvia desde a educação dos filhos até a aparência pessoal. Mantendo limpos sua imagem e seu nome, portas se abriam sem a menor dificuldade. Ainda hoje, ao contrário do que se pensa, esses mesmos valores continuam os mesmos, porém renovados pela modernidade. Eles nos são cobrados a todo momento. Estão implícitos na sociedade e se não seguirmos as regras impostas por ela, nossa imagem é maculada. Temos de ter, cada vez mais, a preocupação de mantê-la limpa e livre de qualquer fator desagradável para que possamos vender nossas ideias e a nossa imagem.Aquele que se preza, busca se apresentar bem e procura sempre o autodesenvolvimento, pois sabe, que assim, procedendo, as portas da vida e do sucesso se abrem mais facilmente. Segundo os especialistas, ?marketing é o planejamento e a execução de todos os aspectos e atividades, produto ou serviço, em função do consumidor, visando sempre, lucros contínuos e a longo prazo.? Esta é uma definição clássica; mas e quanto ao marketing pessoal? Marketing Pessoal retrata todas as características que fazem com que um indivíduo se apresente bem, de forma idônea, perante a comunidade na qual está inserido. Antigamente, os valores, isto é, o patrimônio, se concentravam nas terras; era rico quem tinha mais terra; mais tarde, era rico quem tinha mais imóveis; hoje, é mais rico quem tem mais conhecimento.
Lapidação mineral é o processo pelo qual uma pedra bruta é cortada em uma serra própria, se transformando em lindas peças de decoração. Depois, essas recebem polimento, riscos próprios de cada peça, e, em seguida, o verniz, para readquirir brilho. Pode-se formar qualquer peça, dependendo da criatividade do lapidador.
Em todas as joalherias, as pedras em uma vitrine chamam a atenção. Uma pedra bem lapidada agrega valor a uma joia. Daí a importância do profissional lapidador. Quanto mais capacitado e hábil ele for, mais bela será a pedra lapidada por ele. E, no Brasil, há muitas opções de gemas a serem trabalhadas com destreza pelos lapidadores, como a Esmeralda, a Água-marinha, o Topázio, a Turmalina, o Quartzo fumê e a Ametista, diferindo umas das outras quanto à cor, transparência e dureza.
A massagem relaxante, associada à terapia com pedras quentes, promove uma série de benefícios ao corpo e à mente humana. Além de produzir efeitos benéficos nos sistemas muscular e nervoso, age eficazmente nos sistemas linfático, circulatório e respiratório. A aplicação é recomendada a pessoas com dores musculares, estresse, crise de ansiedade, enxaqueca e insônia.
Com a nomenclatura das plantas, pode-se distinguir entre gênero, espécie e híbrido. Os nomes científicos são muito difíceis de se decorar por serem derivados do latim e do grego. Entretanto, são muito importantes porque podem ser reconhecidos em qualquer lugar do mundo e isso facilita bastante o estudo e a troca de informações. Quando se escreve o nome da Cattleya labiata Lindley, o primeiro nome grafado, Cattleya, com a primeira letra maiúscula, refere-se ao nome do gênero.
A lapidação se torna muito importante para agregar quanto valor e beleza forem possíveis, à pedra, estrela principal de uma joia. Esse é o processo por meio do qual a pedra bruta é cortada, modificando sua estrutura geométrica, com facetas polidas que refratam a luz e dão brilho ao colorido. Esse tratamento a que as gemas são submetidas tem o propósito de atingir a forma que mais destaque a beleza e proporcione o máximo de brilho à peça.
Segundo o Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM), o potencial de crescimento da indústria de joias é enorme, elevando o volume de exportações e expandindo o mercado interno. Estima-se que o crescimento nas vendas de joias no mercado interno tenha se superado nos últimos tempos, necessitando cada vez mais de bons profissionais para atuarem na profissão de ourives.