WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

A arte da lapidação confere beleza e agrega valor às mais variadas pedrarias

O lapidário deve procurar, a cada dia, aperfeiçoar a sua técnica, nunca deve se acomodar

 

A lapidação é o processo por meio  do qual a pedra é cortada, modificando sua estrutura geométrica, com facetas polidas que refratam a luz e dão brilho ao colorido.

A lapidação é o processo por meio  do qual a pedra é cortada, modificando sua estrutura geométrica, com facetas polidas que refratam a luz e dão brilho ao colorido.

A lapidação se torna muito importante para agregar quanto valor e beleza forem possíveis à pedra, estrela principal de uma joia.  Esse é o processo por meio  do qual a pedra bruta é cortada, modificando sua estrutura geométrica, com facetas polidas que refratam a luz e dão brilho ao colorido. Esse tratamento a que as gemas são submetidas tem o propósito de atingir a forma que mais destaque a beleza e proporcione o máximo de brilho à peça.

Essas facetas devem obedecer a padrões estabelecidos e serem simétricas, tanto no seu tamanho, como no ângulo das mesmas em relação à mesa da pedra. Obedecendo a esses padrões é que ase atinge o melhor grau de refração da luz. Quanto mais facetas, mais trabalhosa é a lapidação, mais brilho a pedra terá e mais valorizada será, também, no comércio.

A cadeia produtiva da lapidação de pedras pode ser definida como o conjunto de etapas pelas quais os diversos insumos e matérias-primas sofrem algum tipo de transformação, até a constituição do produto final, incluindo a extração e o processamento,  até a distribuição e comercialização do produto.  Um dos elos dessa cadeia é representado pelo setor de lapidação e de artefatos de pedras.

O Brasil é internacionalmente conhecido pela diversidade e pela grande ocorrência de pedras preciosas em seu solo. Atualmente, estima-se que o país seja responsável pela produção de cerca de 1/3 do volume das gemas do mundo.  A obtenção dessas é realizada, principalmente, por garimpeiros e pequenas empresas de mineração, muitas de “fundo de quintal”, destacando-se os estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Bahia, Goiás, Pará e Tocantins.

Com o objetivo de disseminar o conhecimento sobre as  técnicas de lapidação de pedras, o CPT – Centro de Produções Técnicas, elaborou o curso  “Lapidação de Pedras”, no qual você receberá informações, do lapidário Itamar Fernandes Esteves, lapidário com mais de 20 anos de experiência.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On Line de Viçosa, filiada mantenedora  da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.

O lapidário deve procurar, a cada dia, aperfeiçoar a sua técnica. Nunca deve se acomodar. Aquele profissional que acha que sabe tudo está fadado ao fracasso em um mundo onde o que vale é o conhecimento. Existe sempre alguma coisa nova que aparece, nos desfiles de moda, na televisão, que se torna a “febre” do momento e que os clientes vão querer adquirir.  É uma profissão onde se investe pouco e se tem clientela garantida. Basta ser competente e buscar sempre novos conhecimentos e novas técnicas para desenvolver sua arte.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

jose carlos marcelino

18 de fev de 2013

bom dia! Estou interessado, pois gosto muito do mundo dos minerais. Gostaria se possível, que me enviam-se informações sobre os equipamentos necessários ao desenvolvimento do trabalho, pois é escassa a lista de fabricantes. Muito obrigado.

Resposta do Portal Cursos CPT

28 de fev de 2013

Olá, José Carlos!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Os equipamentos necessários para o lapidador são: uma serra diamantada para corte e formação das peças; uma máquina de polimento com roda plástica; uma máquina com disco diamantado pequeno para fazer os detalhes da peça e de uma mesa com superfície lisa para confecção da roda plástica a ser utilizada na hora de envernizar as peças.

Cabe ressaltar que algumas máquinas, como a serra diamantada para corte, não existem no mercado, por isto devem ser fabricadas pelo próprio artesão.

Para mais informações sobre como construir estas máquinas o CPT - Centro de produções Técnicas possui o curso Como Fazer Lapidação de Pedras.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!