WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Uma profissão que vale ouro

O ourives fabrica joias usando poucos instrumentos e muita criatividade

 As alianças são alguns dos principais produtos do ourives.

Quem vê uma peça em ouro pronta, talvez não imagine o grande trabalho que está por trás dela. Boa parte do valor de uma joia vem da mão de obra e não somente dos materiais, ainda que o ouro e as pedras preciosas custem caro. O ourives é o artesão que fabrica objetos em metais preciosos (principalmente ouro e prata).

A ourivesaria é bem antiga. Desde os tempos dos faraós, são produzidos acessórios ricos em detalhes. Em sítios arqueológicos, no mar Egeu, foram encontradas joias feitas de ouro datadas de mais de 2.500 anos a.C. Na Idade Moderna, os ourives tinham grande prestígio na corte. Isso porque, além de trabalhar com materiais valiosos, a arte era respeitada pela dificuldade e pelo detalhamento que a caracterizavam.

O processo da ourivesaria é bem minucioso. Primeiro, o artesão precisa preparar o ouro, transformando a pepita em bloco. Em seguida, começa um trabalho semelhante ao de um escultor, tirando forma de uma peça bruta. Com um martelo ele talha o bloco até dar a forma desejada. Depois passa para a modelagem, quando aprimora a martelagem, usando ferramentas mais precisas.

Caso a joia seja formada por várias partes de metal, o passo seguinte é a soldagem, na qual são usados outros instrumentos de precisão. Posteriormente, ocorre a finalização com o polimento, a cravação de pedras e outros elementos para deixar o objeto ainda mais valorizado e bonito.

O Brasil é um dos maiores produtores mundiais de joias. As pedras nacionais são conhecidas no mundo inteiro e ajudam a dar um toque especial aos ornamentos trabalhados em ouro e prata. Talvez por isso a profissão de ourives, mesmo sendo artesanal e tão antiga, resista tão bem às práticas industriais. O processo de fabricação de joias é delicado, requer habilidades que só alguém preparado para esse ofício pode proporcionar.

 Joias elaboradas são o diferencial da ourivesaria.

Vendo a necessidade de capacitação desses profissionais e a grande oportunidade de manutenção do mercado, o CPT – Centro de Produções Técnicas desenvolveu o Curso de Ourives – Fabricação e Reparo de Joias. Com ele, você pode se tornar um especialista nessa arte, aprendendo as técnicas necessárias para fazer lindas obras.

O aperfeiçoamento constante também é essencial nessa área. Se você já é um ourives, conheça o Curso de Ourives – Aperfeiçoamento de Técnicas e crie um diferencial na sua produção.

Por: Maria Clara Corsino.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!