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Musicalização infantil - atividades rítmicas com instrumentos

Usando o tambor e o chocalho. O tambor é talvez o instrumento musical mais primitivo. Tem a ver com o ritmo de qualquer música, mas também está associado à comunicação entre as pessoas. Lembre-se de que os indígenas africanos se comunicam à distância por tambores. Da mesma forma, o chocalho é outro instrumento de percussão muito importante. Em nossa atividade, vamos fazer as duas coisas: marcar o ritmo e nos comunicar usando o tambor e o chocalho.

Instrumentos odontológicos utilizados pelo dentista e por seu auxiliar

Os instrumentais odontológicos utilizados pelo dentista e escolhidos com critério por seu auxiliar visam à melhoria e ao aperfeiçoamento dos mais diversos procedimentos realizados no consultório dentário. Atualmente, os instrumentos dentários são bastante específicos, desenvolvidos para suprir as necessidades do cirurgião-dentista, nas mais diversas especialidades, como cirurgia, periodontia, ortodontia, implantodontia, entre outras. Dentre os principais instrumentos, temos o instrumental para exame clínico, o instrumental para procedimentos gerais, o instrumental para exodontia, o instrumental para endodontia, o instrumental para periodontia, entre outros.

Musicalização infantil - temas musicais

Canções folclóricas. Uma das coisas mais importantes no trabalho de musicalização, e isso nós temos destacado em nosso trabalho, a todo instante, é o resgate da nossa cultura. É a busca por divulgar o que o brasileiro tem de melhor, tentando diminuir o impacto da cultura do entretenimento e do consumo que predomina na sociedade nos tempos atuais. Não que as crianças tenham de ser isoladas disso, vivendo em um mundo fora da realidade.

O valor da música no universo infantil

Musicalizar é tornar a criança sensível e receptiva aos sons, é promover o contato com o mundo musical já existente dentro dela, é fazer com que ocorra uma apreciação afetiva e, mais além, uma apreciação criativa dos sons que estão à sua volta. A musicalização infantil engloba um conjunto de atividades, que estimulam o espírito criativo da criança, desenvolvendo nela habilidades musicais até então desconhecidas.

O que é a educação infantil?

A educação infantil compreende crianças de 0 a 6 anos de idade, período onde elas passam pela primeira etapa da educação básica. Nessa fase, o objetivo é desenvolver nas crianças não só a cognição, mas também a parte física e a parte socioemocional. Pode ser dividida em dois momentos: a creche, que recebe crianças de 0 a 3 anos, e a pré-escola, que recebe crianças de 4 a 5 anos e 11 meses.

Musicalização infantil - a importância da música na primeira infância

Musicalizar é tornar a criança sensível e receptiva aos sons, promovendo o contato com o mundo musical já existente dentro dela, e, melhor ainda, fazendo com que ocorra uma apreciação afetiva e, indo mais além, uma apreciação criativa dos sons que estão à sua volta. Da mesma forma, podemos definir a musicalização como a pré-escola da música, um conjunto de atividades que visam à sensibilização e que buscam ampliar os conhecimentos musicais da criança, de forma bastante intuitiva, inclusive com sua participação criadora.

Musicalização infantil - formação do coral infantil

Todas as atividades apresentadas até agora podem ser utilizadas de uma forma coordenada, enriquecendo diversas atividades na escola. Você pode, por exemplo, formar um coral com as crianças. Formar um coral não é uma iniciativa tão difícil. Você irá, na verdade, formar grupos de crianças, por turma, que irão cantar juntas. Você irá se preocupar muito mais com a interação entre as crianças e a música, do que com a técnica musical.

Preparação, montagem e narração do conto infantil

Uma vez escolhido o conto, passamos ao trabalho de preparação. Primeiramente, deve ser feita a análise, o que facilitará a aprendizagem. A primeira leitura deve ser rápida, do princípio ao fim. Com essa primeira leitura, devemos ter capacidade para fazer um resumo limitado só ao eixo central: Onde está o clímax? Quais são os personagens principais? Em que ambiente se desenvolve a ação? Por fim, se o conto for complexo, convém separar as diferentes sequências.

Por que, para que e como trabalhar artes na Educação Infantil?

O trabalho de artes na Educação Infantil pode contribuir para o conhecimento físico, biológico, lógico-matemático, químico, linguagem oral, escrita, entre outros, que serão necessários na idade adulta. Isto pode ser observado quando descobrimos os ingredientes e fazemos o grude para a pintura a dedo, quando utilizamos as cores da natureza para realizar um trabalho, quando fazemos pintura invisível, colagens, recortes e tantas outras atividades que podem ser desenvolvidas, proporcionando um momento de aprendizagem.

Formação pessoal e social é importante na educação infantil

A educação infantil, no Brasil, vem conquistando novos espaços e reconhecimento. O atendimento da criança de zero a seis anos é um dever do estado e um direito da mesma. Intensificando a importância da educação para a primeira infância, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996) considera a Educação Infantil a primeira etapa da Educação Básica, tendo como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, estabelecendo, assim, o vínculo entre o atendimento e a educação.

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