WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Musicalização infantil - temas musicais

Musicalização infantil - temas musicais

 

Há diversos temas musicais que podem ser incorporados ao cotidiano da escola e de cada turma, utilizando atividades cada vez mais complexas.

Vejamos alguns temas:

Canções folclóricas


Uma das coisas mais importantes no trabalho de musicalização, e isso nós temos destacado em nosso trabalho, a todo instante, é o resgate da nossa cultura. É a busca por divulgar o que o brasileiro tem de melhor, tentando diminuir o impacto da cultura do entretenimento e do consumo que predomina na sociedade nos tempos atuais. Não que as crianças tenham de ser isoladas disso, vivendo em um mundo fora da realidade. Não. Na verdade temos, sim, é que equilibrar. Tentar reduzir o consumismo, e valorizar cada vez mais a nossa cultura.

Um dos objetivos da musicalização é desenvolver nas crianças o senso estético, ao  mesmo tempo que desenvolvemos o senso ético sabendo discernir o que é realmente útil e o que é apenas um impulso de consumo. Isso é muito importante em um mundo em que a música é tratada como um produto comercializável como outro qualquer, que se sujeita às leis de mercado, da mesma maneira que roupas, alimentos ou automóveis.

Para isso, você deve procurar, na sua comunidade, as canções mais populares, que fazem parte da cultura da criança. Pesquise, por exemplo, canções regionais, do estado ou município onde está situada a escola, sejam escolas urbanas ou rurais. Busque, entre estudiosos, pessoas idosas, grupos folclóricos, e outros mais, as canções que melhor se encaixam no seu projeto educacional e de musicalização, que contribuirão para o enriquecimento da cultura das crianças. Sem contar que você estará fazendo um trabalho importante de resgate dessa cultura que corre o risco de cair no esquecimento.

Não há dúvida de que essa será uma experiência enriquecedora para o professor, para os alunos, para a escola, para os pais e para toda a comunidade. Além das músicas que você encontra no folclore e na cultura regional, você pode usar canções tradicionais do folclore brasileiro.

Meio ambiente e ecologia

Não apenas as canções didáticas e folclóricas têm espaço como tema musical no processo de musicalização infantil. As músicas que trabalham a questão do meio ambiente também devem ser valorizadas. Elas são importantes eticamente para a formação das crianças, ao mesmo tempo em que atraem e motivam a musicalização.

Primeiro podemos conversar com as crianças sobre o tema ecologia, que é muito atrativo para elas, como a fauna, a flora, os rios, as florestas e as montanhas. Depois vamos cantar a música para as crianças e observar as reações delas. Trata-se da canção do Curupira, que é o defensor da floresta e é um personagem muito conhecido no folclore brasileiro.

Aprimore seus conhecimentos, acessando os cursos da área Educação Infantil, elaborados pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, entre eles o curso Educação Infantil – Musicalização Infantil.

Por Andréa Oliveira.

Acesse os links abaixo e conheça mais sobre Musicalidade Infantil:

A importância da música na primeira infância

Aptidões da criança

Atividades rítmicas usando o corpo

Atividades rítmicas com instrumentos

Canções de roda

Atividades lúdicas

Formação do coral infantil

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!