
Proveniente do Sul da Itália, o limão siciliano apresenta casca amarela e grossa. Com sabor mais suave que os outros limões e a lima ácida, o siciliano é consumido de diversas formas, desde bebidas (chás, sucos, licores e caipirinhas) a pratos doces (tiramisu, geleia, mousse, creme, bolo, cookies, sorvete) e salgados (risoto, talharim e molhos). Entretanto, para ser uma fruta de qualidade, a produção de limão siciliano deve seguir alguns cuidados.
Clima
O cultivo de limão siciliano deve ser realizado em regiões com climas amenos. Já em regiões com temperaturas elevadas ou alta incidência solar, a produção de limão siciliano pode ser comprometida.
Solo
Para plantar limão siciliano, o solo deve apresentar boa drenagem e boa carga de matéria orgânica. Além disso, ele deve ser fértil para garantir ao limoeiro os nutrientes necessários a seu desenvolvimento vigoroso.
Plantio
O limão siciliano deve ser plantado diretamente no solo, pois os vasos impedem que a frutífera se desenvolva plenamente. Ao ser plantado em pomares, o limoeiro siciliano se torna altamente produtivo, gerando frutos de excelente qualidade, perfeitos para comercialização.
As sementes do limão siciliano podem ser retiradas dos frutos mais viçosos para formar mudas vigorosas. Esta é uma alternativa sustentável de produção de siciliano, que garante a produtividade do limoeiro ao longo de décadas.
Para o plantio de vários limoeiros, é importante seguir um espaçamento apropriado. Caso contrário, o crescimento de uma frutífera pode comprometer o de outra, o que impacta na produtividade do pomar. As frutíferas devem ter espaço e luz adequados para crescerem com vigor.
Regas
As regas do limoeiro siciliano devem ser realizadas regularmente para que o solo se mantenha úmido, principalmente na fase inicial de desenvolvimento da frutífera. Entretanto, é preciso cuidado para que o solo não fique encharcado. Caso contrário, as raízes do limoeiro poderão apodrecer.
Embora o limão siciliano não se desenvolva bem em temperaturas elevadas, a frutífera necessita de luminosidade. Para isso, o pomar deve ser implantado em uma área onde os raios solares possam ser facilmente absorvidos pela planta, favorecendo a fotossíntese e estimulando a produção de frutos mais saborosos.
Conheça os Cursos CPT da Área Fruticultura:
Produção Comercial de Frutas em Pequenas Áreas
Como Tornar Seu Sítio Lucrativo
Fontes: sitiodamata.com.br
Por Andréa Oliveira

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.