WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Quais as cisternas posso usar?

Conheça quais são as cisternas que você pode construir na sua fazenda.


Quais as cisternas posso usar?  Artigo CPT

As cisternas são utilizadas para coletar a água das chuvas para serem aproveitadas de alguma forma na sua propriedade, para fazer da forma correta siga as dicas do professor Francisco Viana do Curso CPT de Tratamento de Água no Meio Rural, fez para você que quer investir em cisternas.


Tipos de cisternas:

1. Cisterna acima do nível do solo, tipo colonial e o mais utilizado. Nesse modelo, as cisternas podem ser do tipo superficial ou enterrada. A cisterna consiste em um reservatório protegido, na forma de caixa d’água, que acumula a água da chuva captada da superfície dos telhados dos prédios, das casas e de outras superfícies. Assim, a água da chuva interceptada pelo telhado é conduzida até uma calha instalada no beiral do telhado, e a partir daí é conduzida em tubulação fechada até a cisterna, onde fica armazenada.


Verifica-se a existência de uma tubulação de descarga, constituída por um mangote flexível. Esse dispositivo permite desviar as primeiras águas da chuva para fora da cisterna. Esse é um recurso utilizado para evitar a entrada das primeiras águas de chuva, geralmente mais contaminadas, para dentro da cisterna. Ao observar que o telhado, que representa a superfície coletora, já se encontra limpo, o mangote é então conectado no bocal, permitindo o armazenamento da água na cisterna.


As cisternas superficiais, ou seja, aquelas sendo feitas acima da superfície do solo são mais fáceis de serem construídas, exigindo normalmente menor quantidade de mão-de-obra.
Elas favorecem também o abastecimento de água para as residências, que, em geral, é feito diretamente por gravidade. Entretanto, exigem mais cuidado para a construção das paredes, que devem ser mais reforçadas para aguentar o esforço lateral causado pela água armazenada.


2. Cisterna abaixo do nível do solo
. Nesse caso, aproveita-se parte de um desnível natural do terreno, ou realizam-se escavações necessárias para a construção da cisterna. O processo de captação é semelhante ao anterior, mas o fornecimento da água para a residência, a partir da cisterna é feito por meio de bombeamento.

As cisternas subterrâneas, apesar de requererem maior mão de obra para a sua construção, e normalmente necessitarem de bombas para fazer o abastecimento de água, por outro lado, não carecem de paredes reforçadas, pois o próprio solo se encarrega de oferecer a resistência necessária.

Experiências conduzidas no semi-árido do nordeste brasileiro conseguiram diminuir de forma significativa o custo de construção de um sistema de captação de águas de chuva. As águas de chuva, recolhidas de telhados e pátios, passam inicialmente por uma filtração lenta em camada de areia e daí para uma cisterna bastante simplificada e consiste em uma escavação do terreno, de forma trapezoidal, com paredes inclinadas para permitir melhor fixação do material de revestimento.

Completada a escavação, deve — se uniformizar as paredes com reboco para se colocar uma lona plástica (lona preta 8 x 16). Em seguida, coloca-se nas paredes laterais da escavação uma tela de arame (malha de 3⁄4 ou 1”, fio 22). A tela de arame tem a finalidade de facilitar a aderência da lona ao reboco das paredes.

Colocadas a lona e a tela, é feito um piso de 5,0 cm de espessura no fundo da escavação. Para aumentar a vida útil da lona, pode ser feito um revestimento interno da mesma com argamassa (1:4). Em seguida, essa cisterna é coberta (laje, telha, madeira, folha de zinco, etc). A elevação da água era feita por bombas manuais.


Um pouco mais sobre o que encontrar no Curso CPT? Assista ao vídeo!

Conheça os Cursos CPT da Área Meio Ambiente.

Por Eduardo Silva Ribeiro.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!