WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Queimadas: dez vezes mais prejuízos que benefícios. Aprenda!

As queimadas destroem o ecossistema local, provocam a morte de animais, eliminam exemplares da fauna local e trazem grandes prejuízos para a biodiversidade, além de outros impactos ambientais


Aspecto gerador de impactos ambientais negativos frequentemente utilizados no meio rural é o uso das queimadas como técnica de cultivo em pastagens e para limpeza de restos vegetais.

Porém, as queimadas destroem o ecossistema local. Provocam a morte de animais e destroem seus ninhos, eliminando mais de uma geração de alguns exemplares da fauna local, e, conforme a dimensão, trazem grandes prejuízos para a biodiversidade.

Além desses prejuízos, "as queimadas também provocam uma série de outros impactos ambientais”, afirma Ulysses Costa Freire, professor do Curso CPT Impactos Ambientais na Propriedade Rural - Prevenção e Controle.

Queimadas: dez vezes mais prejuízos que benefícios. Aprenda!


O calor do fogo das queimadas altera as características físicas e químicas do solo. Elimina os microrganismos responsáveis pela transformação e decomposição da matéria orgânica e pela ciclagem de nutrientes no solo, diminuindo a atividade biológica.

Queimadas provocam a redução da fertilidade pela perda de nutrientes por lixiviação e altera o pH do solo. Diminui a capacidade de infiltração de água do solo, provocando o seu ressecamento, podendo levar à desertificação. A fumaça causa poluição da atmosfera, alterando a qualidade do ar, provocando danos à saúde das pessoas locais. Prejudica a visibilidade nas rodovias provocando acidentes de trânsito.

A prática das queimadas aumenta a emissão de gases de efeito estufa, contribuindo para as alterações climáticas.

O preparo de solo é uma prática presente em todas as propriedades rurais produtivas, e por isso assume importância como causa de impactos ambientais.

As operações de preparo de solo precisam ser realizadas com técnicas que protejam contra a erosão. O uso das práticas conservacionistas pode garantir que o conjunto solo/água seja preservado, evitando que ocorra erosão.

Assim como o preparo de solo, as outras operações como o plantio e os cultivos, devem ser realizadas em contorno para evitar erosão e ao mesmo tempo facilitar a infiltração da água no solo, mantendo a umidade do solo e abastecendo os lençóis freáticos.

O sistema de plantio adotado na propriedade pode resultar em impactos ambientais negativos, causando danos ambientais; ou em impactos ambientais positivos, com benefícios para o meio ambiente.


Quer saber mais sobre o assunto? Leia a(s) matéria(s) abaixo:


Aproveitar os resíduos sólidos gerados na zona rural é possível?



Conheça os Cursos CPT da área Meio Ambiente.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?