WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Erosão laminar: você já ouviu falar dela?

A erosão laminar se faz por camadas, uniformemente, sem modificar o relevo do solo durante os primeiros estágios e, portanto, é particularmente perigosa

Erosão laminar: você já ouviu falar dela?   Artigos Cursos CPT

 

Você já ouviu falar em erosão laminar? Não? Pois bem, a erosão laminar, aquela que se faz por camadas, descama uniformemente sobretudo, nas vertentes suaves e regulares, a camada superficial do solo, sem modificar o relevo durante os primeiros estágios. “Esse tipo de erosão, geralmente, é pouco visível no início e, portanto, particularmente perigosa”, afirma Caetano Marciano de Souza, professor do Curso a Distância CPT Técnicas Mecânicas de Conservação de Água e Solo, em Livro+DVD e Curso Online.

Traduz-se apenas por ligeiras modificações na cor dos solos e pelo aparecimento de pedras que permanecem no local e pelo afloramento de raízes, enquanto o material mais fino, onde estavam imersas, vai desaparecendo. Isso rediz a fertilidade do solo, sua capacidade de reter umidade com todas as consequências previsíveis sobre a vegetação, cujo desaparecimento progressivo agrava os efeitos da degradação.

Outra evidência para sua identificação é que, em dias de chuva, as enxurradas ficam barrentas. Essa forma de erosão, por vezes lenta e insidiosa, assume, em certos casos, proporções consideráveis: nos EUA (Connecticut), apenas em uma semana, as chuvas levaram 20 mm de solo de um campo de tabaco; comparativamente, no Quênia, um furacão de algumas horas eliminou uma camada uniforme de 25 mm por erosão eólica (HARROY20).

A erosão laminar arrasta inicialmente as partículas mais leves, desde que estejam soltas, do solo (matéria orgânica e argila). Essas são suas frações mais ricas, nas quais se encontram maiores quantidades de nutrientes para as plantas, além de serem as responsáveis pela estrutura do solo. É a forma menos notada (perceptível), sendo, por isso, a mais perigosa. Às vezes, continua por muitos anos sem ser percebida. Portanto, é uma forma de erosão que oferece muito risco para o produtor e necessita de observação cuidadosa para sua identificação.

Quer saber mais sobre o assunto? Leia a(s) matéria (s) abaixo:


- Erosão: processo que desgasta e empobrece os solos
- Por que captar a água da chuva sobre as estradas?
Plantio direto: técnica saudável de exploração agrícola do solo

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos online, da área Meio Ambiente.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?