WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Cursos da Área Curso Treinamento de Garçom Curso Treinamento de Pizzaiolo Curso Treinamento de Empregada Doméstica Curso Segurança Alimentar em Restaurantes e Lanchonetes - Treinamento de Manipuladores de Alimentos Curso Treinamento de Camareira Curso Treinamento de Chapeiro e Lancheiro Curso Treinamento de Florista Curso Treinamento de Jardineiro Curso Treinamento em Reservas e Recepção Curso Treinamento de Governanta Curso Treinamento de Gerente de Loja Curso Treinamento de Bartender - Barman / Barwoman Curso Treinamento de Churrasqueiro Curso Capacitação de Corretor de Imóveis Curso Técnicas de Memorização Curso Treinamento de Barista Curso Comunicação para o Sucesso Pessoal - Programação Neurolinguística Curso Técnicas de Comunicação Oral e Impostação de Voz Curso Capacitação de Auxiliar de Consultório Dentário - ACD ou ASB Curso Leitura Dinâmica Curso Segurança Alimentar em Restaurantes e Lanchonetes - Treinamento de Gerentes Curso Segredos do Vinho - Compra, Armazenamento, Degustação e Harmonização Curso Treinamento de Recepcionista Curso Treinamento de Secretária Curso Como Desempenhar com Sucesso a Função de Vereador Curso Gerenciamento do Tempo Curso Como Falar em Público Curso Primeiros Socorros - nas Escolas, nas Empresas e em Residências Curso Treinamento de Síndico - Administração de Condomínios Curso Homebrew - A Arte de Fazer Cerveja em Casa Curso Capacitação de Cuidador de Idosos Curso Treinamento de Atendente de Lanchonete Curso Treinamento de Porteiro Curso Capacitação de Manipulador de Medicamentos Curso Capacitação de Atendente de Loja - Técnicas de Vendas Curso Capacitação de Atendente de Farmácia e Drogaria: Organização, Técnicas de Vendas, Serviços Farmacêuticos e Biossegurança Curso Capacitação de Atendente de Farmácia e Drogaria: Anatomia Humana e Farmacologia Curso Treinamento de Motorista Particular Curso Treinamento de Babá - Saúde, Alimentação e Higiene da Criança Curso Capacitação de Operadores de Telemarketing Curso Treinamento de Babá - Desenvolvimento e Comportamento da Criança Curso Treinamento de Babá - Segurança e Primeiros Socorros Curso Bicicletas - Escolha, Regulagem e Manutenção Áreas Afins 13Casa Prática 11Confecção de Roupas 6Consultórios Odontológicos 11Estética e Beleza 5Fabricação de Cosméticos 17Hotelaria 10Marcenaria 6Massoterapia 5Negócios Imobiliários 18Padaria e Confeitaria 12Pet 4Refrigeração 11Salão de Beleza Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

O que é um multímetro?

Aparelho possui utilização simples, mas muitos profissionais não sabem usá-lo corretamente

Multímetro - imagem ilustrativa

Tarcísio Assunção, professor do Curso CPT Capacitação de Eletricista: Eletricidade Aplicada, ressalta que a profissão de eletricista está sempre em alta. O mercado exige, porém, profissionais altamente capacitados, por se tratar de um tipo de serviço que exige todos os cuidados com a segurança.

As instalações elétricas demandam a utilização de diversos aparelhos pelos profissionais que as executam. Contudo, muitos acreditam saberem usá-los, mas acabam usando-os de forma equivocada, o que pode colocar em risco a própria segurança e até a do local onde se realiza o reparo, manutenção ou instalação elétrica. A utilização do multímetro não é tão complicada, mas requer conhecimento do aparelho por parte de quem o manuseia.

O que é um multímetro?

De forma bem resumida, o multímetro é um aparelho que tem como função, nas instalações elétricas, realizar a medida de algumas grandezas elétricas. É um dos mais populares e é simples de ser utilizado, podendo medir muitas grandezas e condições. Há vários tipos de multímetro, cada um com função e características específicas. Por exemplo, ele pode medir a corrente elétrica, a resistência, a tensão e a temperatura.

Tipos de multímetro

- Analógico

Apesar de não ser tão moderno, o multímetro analógico apresenta eficiência idêntica à dos mais atuais. É relevante e útil para quem se interessa pela área de eletroeletrônica e dispõe de um ponteiro, que mostra a medição. Esse ponteiro, internamente, está ligado a uma bobina móvel dentro de um campo magnético, produzido por um imã permanente.

- Digital

É mais recente e, consequentemente, mais prático. A medição é exibida em uma tela LCD, que mostra os valores das grandezas. Internamente, possui circuitos análogo-digitais, que transformam a corrente elétrica em sinais digitais.

Ainda, vale ressaltar a existência de multímetros de bancada e os portáteis, um tipo de classificação existente.

Usando o multímetro

Antes de utilizá-lo, primeiro é necessário garantir a segurança, pois esse aparelho se conecta de forma constante a uma rede elétrica, logo, não é um aparelho que deva ser utilizado por leigos ou por pessoas inexperientes, sem a supervisão de um profissional. É crucial ter cuidado ao colocar as ponteiras de prova e ao selecionar a escala, pois qualquer erro nesse momento pode danificar o aparelho.

- Conectando as pontas de prova

Ao conectar as pontas de prova, deve-se notar que os bornes de encaixe para elas possuem uma ordem que tem que ser seguida, de modo a garantir que o aparelho funcione do modo correto. Não há uma ordem “padrão”, ela varia de acordo com o aparelho e o fabricante. Leia as informações que estão ao redor do borne para identificá-la.

Como medir a corrente elétrica?

Na utilização de um multímetro digital, a medição da corrente elétrica deve ser feita de forma cautelosa. Antes de realizá-la, desligue a energia do circuito e garanta que ela não se ligará novamente. Após conectar as pontas de prova nos bornes necessários para esse procedimento, selecione, no multímetro, a posição da corrente desejada, isto é, alternada ou contínua. Seccione o circuito, cortando o cabo, por exemplo. Depois disso, conecte as pontas de prova em série com as partes que foram seccionadas e faça o isolamento. Depois, basta religar a energia para que se obtenha o valor da corrente elétrica do circuito.

Ressaltamos que todas as informações aqui apresentadas são de caráter informativo. Para a realização de medições, certifique-se de que todos os procedimentos de segurança estão sendo seguidos corretamente e solicite a ajuda de um profissional capacitado, pois o uso de multímetros apresenta riscos.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Treinamento Profissional:

Capacitação de Eletricista: Eletricidade Aplicada
Instalações Elétricas em Edificações Rurais
Profissionalizante de Instalador de Ar-Condicionado

Fonte: Mundo da Elétrica – mundodaeletrica.com.br
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!