WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Fale com uma Especialista
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

O que é um multímetro?

Aparelho possui utilização simples, mas muitos profissionais não sabem usá-lo corretamente

Multímetro - imagem ilustrativa

Tarcísio Assunção, professor do Curso CPT Capacitação de Eletricista: Eletricidade Aplicada, ressalta que a profissão de eletricista está sempre em alta. O mercado exige, porém, profissionais altamente capacitados, por se tratar de um tipo de serviço que exige todos os cuidados com a segurança.

As instalações elétricas demandam a utilização de diversos aparelhos pelos profissionais que as executam. Contudo, muitos acreditam saberem usá-los, mas acabam usando-os de forma equivocada, o que pode colocar em risco a própria segurança e até a do local onde se realiza o reparo, manutenção ou instalação elétrica. A utilização do multímetro não é tão complicada, mas requer conhecimento do aparelho por parte de quem o manuseia.

O que é um multímetro?

De forma bem resumida, o multímetro é um aparelho que tem como função, nas instalações elétricas, realizar a medida de algumas grandezas elétricas. É um dos mais populares e é simples de ser utilizado, podendo medir muitas grandezas e condições. Há vários tipos de multímetro, cada um com função e características específicas. Por exemplo, ele pode medir a corrente elétrica, a resistência, a tensão e a temperatura.

Tipos de multímetro

- Analógico

Apesar de não ser tão moderno, o multímetro analógico apresenta eficiência idêntica à dos mais atuais. É relevante e útil para quem se interessa pela área de eletroeletrônica e dispõe de um ponteiro, que mostra a medição. Esse ponteiro, internamente, está ligado a uma bobina móvel dentro de um campo magnético, produzido por um imã permanente.

- Digital

É mais recente e, consequentemente, mais prático. A medição é exibida em uma tela LCD, que mostra os valores das grandezas. Internamente, possui circuitos análogo-digitais, que transformam a corrente elétrica em sinais digitais.

Ainda, vale ressaltar a existência de multímetros de bancada e os portáteis, um tipo de classificação existente.

Usando o multímetro

Antes de utilizá-lo, primeiro é necessário garantir a segurança, pois esse aparelho se conecta de forma constante a uma rede elétrica, logo, não é um aparelho que deva ser utilizado por leigos ou por pessoas inexperientes, sem a supervisão de um profissional. É crucial ter cuidado ao colocar as ponteiras de prova e ao selecionar a escala, pois qualquer erro nesse momento pode danificar o aparelho.

- Conectando as pontas de prova

Ao conectar as pontas de prova, deve-se notar que os bornes de encaixe para elas possuem uma ordem que tem que ser seguida, de modo a garantir que o aparelho funcione do modo correto. Não há uma ordem “padrão”, ela varia de acordo com o aparelho e o fabricante. Leia as informações que estão ao redor do borne para identificá-la.

Como medir a corrente elétrica?

Na utilização de um multímetro digital, a medição da corrente elétrica deve ser feita de forma cautelosa. Antes de realizá-la, desligue a energia do circuito e garanta que ela não se ligará novamente. Após conectar as pontas de prova nos bornes necessários para esse procedimento, selecione, no multímetro, a posição da corrente desejada, isto é, alternada ou contínua. Seccione o circuito, cortando o cabo, por exemplo. Depois disso, conecte as pontas de prova em série com as partes que foram seccionadas e faça o isolamento. Depois, basta religar a energia para que se obtenha o valor da corrente elétrica do circuito.

Ressaltamos que todas as informações aqui apresentadas são de caráter informativo. Para a realização de medições, certifique-se de que todos os procedimentos de segurança estão sendo seguidos corretamente e solicite a ajuda de um profissional capacitado, pois o uso de multímetros apresenta riscos.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Treinamento Profissional:

Capacitação de Eletricista: Eletricidade Aplicada
Instalações Elétricas em Edificações Rurais
Profissionalizante de Instalador de Ar-Condicionado

Fonte: Mundo da Elétrica – mundodaeletrica.com.br
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!