WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Impactos ambientais na lavoura: como reduzi-los?

A exploração ambiental descontrolada e erros no manejo das culturas causam grandes impactos ao meio ambiente

Impacto ambiental - imagem meramente ilustrativa

Ulysses Freire, professor do Curso CPT Impactos Ambientais na Propriedade Rural – Prevenção e Controle, destaca que estamos vivenciando uma crise ambiental que só aumenta. E, nesse contexto, sabe-se que atividades agropecuárias sempre causarão impactos ambientais, não importa se em maior ou em menor escala.

No entanto, deve haver a iniciativa de amenizá-los, isto é, cabe ao produtor rural conhecer e aplicar técnicas de prevenção e controle de impactos na sua propriedade, tanto para evitar perdas econômicas quanto para promover um meio ambiente equilibrado, haja vista que ele é um direito de todos.

Além do desmatamento, que vem destruindo o meio ambiente em larga escala, a contaminação da água, do solo e o uso desenfreado da água também têm contribuído para que o meio ambiente sofresse esse impacto. A agricultura, por exemplo, quando é desenvolvida sem um bom planejamento, torna-se uma das principais inimigas do meio ambiente.

A seguir, apresentamos algumas dicas que podem ajudar a reduzir o impacto ambiental nas lavouras:

Embalagens

Os produtos fitossanitários, também conhecidos como defensivos agrícolas são necessários para a agricultura, mas as suas embalagens precisam ser descartadas adequadamente, de forma e evitar que elas contaminem solo, alimentos e recursos hídricos. É imprescindível que esses recipientes não sejam direcionados para outras funções.

Florestamento e reflorestamento

A presença de florestas com vegetação densa consegue reduzir problemas de fertilidade do solo e, ainda, ajuda no combate à erosão. Solos que já sofreram degradação e cursos de água e mananciais também são favorecidos por elas. O florestamento é uma excelente opção pra que se extraia recursos sem causar tanto impacto ambiental.

Manejo integrado de pragas

É conhecido como MIP o manejo integrado de pragas, um sistema com técnicas que tem como um dos objetivos reduzir o uso de defensivos no controle de pragas. A adoção desse sistema é uma forma “natural” de combater esse problema, garantindo ainda mais saúde às diversas culturas.

Rotação de culturas

A técnica de rotação de culturas consiste em alternar culturas em determinadas áreas de cultivo para favorecer a fertilidade do solo, a drenagem, a diversidade biológica e o controle de doenças e pragas, haja vista que a monocultura acarreta em redução de nutrientes do solo e facilitar a proliferação de pragas.

Plantio direto

Com a finalidade de atenuar os impactos que o solo sofre com a agricultura, a técnica de plantio direto é empregada para evitar que a área de cultivo seja revolvida. Realiza-se o plantio sem a necessidade de aração e gradagem do solo, com plantadeiras que fazem os sulcos com tamanho ideal para as sementes.

Integração entre lavoura, pecuária e floresta

A integração entre esses três elementos proporciona melhor aproveitamento de uma única área para a produção de alimentos. Mais além, também ajuda a recuperar pastagens degradadas, favorece a infiltração da água da chuva no solo, promove a reciclagem de nutrientes, garante o bem-estar animal e ainda permite que os produtores diversifiquem a sua atividade.

Agricultura de precisão

Uma técnica considerada mais moderna, a agricultura de precisão é caracterizada como um conjunto de práticas agrícolas que fazem uso de tecnologias objetivando gerenciar e colocar em prática as operações agrícolas mais precisamente. Por exemplo, ela permite a coleta de dados para que o produtor consiga atender a todas as necessidades da lavoura com mais precisão – fato que justifica o seu nome.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Meio Ambiente:

Impactos Ambientais na Propriedade Rural – Prevenção e Controle
Técnicas de Avaliação de Impactos Ambientais
Educação Ambiental

Fonte: Jacto – blog.jacto.com.br
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!