WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Black Friday 30%OFF nos cursos online 15% OFF nos cursos em livro+DVD + 5% OFF extra no cartão de crédito

Fruta de mercado comercial garantido? Melão!

O melão é uma fruta de mercado comercial garantido, com uma demanda muito grande, constituindo-se, portanto, numa boa fonte de renda

Fruta de mercado comercial garantido? Melão!   Artigos CPT

O melão (Cucumis melo L.) é uma hortaliça da família das curcubitáceas. Sua polpa é suculenta e adocicada; seu consumo é no estado fresco e é apreciado no mundo inteiro. De acordo com o FRUPEX - Programa de Apoio à Produção e Exportação de Frutas, Hortaliças, Flores e Plantas Ornamentais do Brasil,“Esta é uma fruta de mercado comercial garantido, com uma demanda muito grande, constituindo-se, portanto, numa boa fonte de renda”.

O melão é uma planta rasteira. Das axilas do ramo principal desenvolvem-se três ou quatro ramos secundários que logo se igualam em desenvolvimento. Desses ramos, irão nascer outros que darão origem à flor feminina que será o futuro fruto.

- Folhas
Das axilas das folhas nascerão as gavinhas que têm como função sustentar a planta.

- Sistema radicular
É abundante e fasciculado e apresenta uma raiz curta da qual saem várias raízes laterais que vão crescer na superfície do solo situando-se até 20 cm abaixo da superfície do solo.

- Flores masculinas e femininas
Quanto à flor, apresentam-se na proporção de cinco masculinas para uma feminina ou hermafrodita. As flores nascem nas axilas das folhas. As flores masculinas se apresentam em maior número, em grupo de três a cinco, em toda a extensão dos ramos. Estas flores masculinas surgem, de uma a duas semanas após as femininas, e continuam-se sua formação durante todo o ciclo.

- Polinização
A cultura do melão é de polinização aberta, sendo as abelhas os principais agentes polinizadores. As flores abrem-se pela manhã, quando a atividade polinizadora é mais intensa, sendo receptivas apenas por um dia. Para que haja a translocação do grão de pólen e, por conseguinte, a fertilização e abundante frutificação, é necessária a ajuda dos insetos, ou mesmo do homem no caso da polinização controlada. O vento não consegue transportar o grão de pólen, pois este é de natureza viscosa, permanecendo aderido às anteras. Uma boa frutificação depende de uma polinização bem feita. Frutos mal polinizados apresentam-se deformados ou são abortados.

- Frutos
Varia em forma, tamanho e coloração, conforme a variedade. Dependendo da variedade, cada fruto produz em média 500 sementes. O peso de 100 sementes é de aproximadamente quatro gramas. Após o pleno desenvolvimento dos frutos, estes iniciam o processo de maturação. Os do fruto valenciano não formam camada de abscisão do pecíolo, ao contrário dos demais frutos. Em condições de alta temperatura, o ciclo completo da cultura pode ser reduzido para 55 - 60 dias, com a média de 70 - 80 dias.

A concentração de açúcares no melão depende, além da cultivar, das condições ambientais. Climas mais quentes e secos favorecem o acúmulo de açúcar na polpa, originando frutos mais saborosos.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


Vai plantar melão? Conheça as exigências dessa cultura

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos CPT da área Fruticultura.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!