WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Diversificação e equilíbrio ecológico: o que dizer sobre isso?

A diversidade de espécies de plantas no ambiente é fundamental para manter a fertilidade do sistema, para o controle de pragas e doenças e para a estabilidade econômica de uma região

Diversificação e equilíbrio ecológico: o que dizer sobre isso?   Artigos Cursos CPT

 

A diversidade de espécies de plantas no ambiente é fundamental para manter a fertilidade do sistema, para o controle de pragas e doenças e para a estabilidade econômica de uma região. Em sistemas diversificados, torna-se difícil a multiplicação excessiva de pragas e doenças. “Além disso, ocorre um incremento da população de inimigos naturais e de outros organismos benéficos. Assim, a diversificação promove o equilíbrio ecológico no sistema”, afirma Paulo Antônio D'Andréa, professor do Curso a Distância CPT Cultivo Orgânico de Citros.

Por outro lado, extensas áreas plantadas com uma só cultura tornam o sistema de produção instável e susceptível às diversidades do ambiente. Nesse tipo de lavoura, as pragas e doenças se propagam com rapidez e facilidade, pois o seu alimento está disponível com fartura. Os monocultivos são altamente dependentes do aporte de insumos externos, como adubos e defensivos químicos.

Outra forma de aumentar a diversidade é a implantação de sistemas agroflorestais, com árvores intercaladas com a cultura principal, o que gera bastante biomassa e recicla nutrientes de camadas mais profundas do solo. Esse manejo é ainda mais importante em regiões com limitações climáticas ou impróprias para a cultura principal.

No sistema agroflorestal, as espécies arbóreas, que podem ser plantadas juntamente com os citros são frutíferas, como bananeira, amoreira e abacateiro, ou leguminosas como leucena, eritrina e cássia. O sansão-do-campo pode ser utilizado como cerca viva e as grevilhas, como quebra-vento.

A diversificação é feita, também, pelo plantio de várias culturas na unidade agrícola. E, na mesma cultura, deve-se usar diferentes porta-enxertos e variedades-copas. As espécies de porte baixo, como as gramíneas e as leguminosas, que podem crescer nas entrelinhas da cultura, também, são excelentes opções, pois induzem à biodiversidade microbiológica do solo e estimulam a proliferação da mesofauna, como as minhocas, por exemplo.

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


- A agricultura orgânica pode abastecer a demanda mundial?
- Modelo ideal de estufa para a agricultura orgânica
Agricultura orgânica sustentável: utilização de insumos

Conheça os Cursos a Distância CPT da área Agricultura Orgânica.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?