WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Dicas essenciais para plantar macaúba

A macaúba é uma das plantas oleaginosas com maior viabilidade para produzir biodiesel

Dicas essenciais para plantar macaúba

De acordo com Luiz Ângelo Mirisola Filho, professor do Curso CPT Cultivo e Processamento de Coco Macaúba para Produção de Biodiesel, a macaúba (Acrocomia aculeata) é uma oleaginosa tropical, que pode ser cultivada em todo o território nacional. Altamente produtiva e versátil, a macaúba, quando processada industrialmente, produz uma série de produtos, dentre eles, azeite, carvão vegetal e biocombustível. Inclusive, ela é uma das matérias-primas com maior viabilidade para produzir biodiesel.

Clima


Para produção de macaúba de qualidade, as temperaturas devem se manter entre 16,5°C e 29°C. Já os índices pluviométricos devem permanecer entre 1.000 milímetros e 1.500 milímetros ao ano. Em regiões com índice pluviométrico abaixo de 1.000 milímetros ao ano, o produtor de macaúba deve investir em sistemas de irrigação. A palmeira macaúba não deve sofrer déficit hídrico, especialmente na fase inicial do plantio.

Solo


Os solos recomendados para plantio de macaúba devem ser profundos, argilosos e com textura média. Já o pH deve se manter em 5,5 em média. Como a macaúba apresenta raízes profundas, o solo não pode ser raso. Sem falar que não pode ser pedregoso nem permitir encharcamentos. Por outro lado, a palmeira de macaúba consegue se desenvolver satisfatoriamente em solos arenosos e pouco férteis.

Produção de sementes


As sementes devem ser extraídas do fruto para passarem por tratamento de quebra de dormência. O objetivo principal é estimular a germinação para produção de sementes de macaúba pré-germinadas. No processo, as sementes são submetidas a desinfestação, embebição em peróxido de hidrogênio e escarificação mecânica. Em seguida, o tratamento é realizado com ácido giberélico para semeadura em substrato especial.

Época de plantio


A época ideal para plantar macaúba ocorre preferencialmente na estação das águas. Entretanto, em áreas com sistema de irrigação devidamente projetados, o plantio pode ser realizado durante o ano todo.

Densidade de plantio


A densidade de plantio da macaúba é determinada pelo sistema de produção escolhido pelo produtor. Em geral, são adotadas as seguintes densidades: 4,5m x 4,5m; 4,0m x 5,0m; 4,0m x 6,0m; 4,0m x 7,0m; 4,0m x 8,0m; 5m x 5m; e 5m x 5m. As mudas devem ser distribuídas em quincunce (disposição geométrica de cinco mudas, em que quatro delas formam um quadrado, com a quinta muda no meio).

Colheita e produção


A primeira colheita de macaúba ocorre cinco anos após o plantio. Em geral, no período que se estende do quinto ao 10°ano, uma única palmeira é capaz de produzir mais de 40 quilos de macaúba anualmente.

Conheça os Cursos CPT da Área Biocombustíveis:

Curso CPT Cultivo e Processamento de Coco Macaúba para Produção de Biodiesel

Cultivo de Pinhão – Manso para Produção de Biodiesel

Cultivo e Processamento de Mamona

Fonte: Ruy Gripp

Por Andréa Oliveira

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Francivaldo A Pereira

3 de out. de 2021

Boa demonstração dos viveiros e da utilidade ou utilidades da macaúba mas não foi mostrado o passo a passo de como se plantar e uso correto de adubo e preparo das semente com os produtos de tratamento obrgd e aguardo

Resposta do Portal Cursos CPT

4 de out. de 2021

Olá, Francivaldo! Como vai?

 

Fiquei feliz em saber que você gostou da nossa matéria. Não deixe de nos visitar, aqui você encontrará, em nossa sessão de artigos e dicas, muitos outros assuntos interessantes que poderão ajudar você sempre! :)

Quanto a observação do passo a passo vou encaminhar para o setor responsável suas pontuações.

Marcela Teixeira

Forte abraço!

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!