WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Ciclo hidrológico: como explicar esse conceito?

Toda a água do planeta obedece a um ciclo. O conceito de ciclo hidrológico é a passagem da água pelos três estados físicos: sólido, líquido e o gasoso

Ciclo hidrológico: como explicar esse conceito?   Artigos Cursos CPT

 

Toda a água do planeta obedece a um ciclo. É o ciclo da água na natureza chamado ciclo hidrológico. “O conceito de ciclo hidrológico é a passagem da água pelos três estados físicos: sólido, líquido e o gasoso”, afirma Ulysses Costa Freire, professor do Curso a Distância CPT Impactos Ambientais na Propriedade Rural - Prevenção e Controle, em Livro+DVD.

Um ciclo significa alguma coisa na forma circular onde, partindo de qualquer ponto, sempre se chegará ao mesmo lugar. Assim é a água no ciclo hidrológico. Vamos começar o estudo do ciclo pela água na superfície da terra, no estado líquido, que evapora e sobe para formar as nuvens.

Na altitude, o vapor se resfria e é transformado em gotículas de gelo, ou, simplesmente, gotículas geladas. O acúmulo das nuvens associado a fatores climáticos provoca as chuvas que devolvem a água para a superfície do solo, para os rios, mares etc.

Quando a água da chuva chega à superfície, escorre ou infiltra no solo. A parte da água que escorre na superfície abastece os córregos, rios e lagos. A parte que infiltra umidifica o solo, nutrindo os vegetais e abastece o lençol freático. Da água que infiltra no solo, a maior parte retorna para a atmosfera pela evaporação do solo e pela transpiração das folhas dos vegetais, e a outra parte abastece o lençol freático.

Os locais da recarga, ou seja, os locais da paisagem aonde a água infiltra no solo são os topos das montanhas e as suas encostas. São as áreas de recarga hídrica. Essas áreas precisam estar com vegetação para formar a rugosidade necessária para formarem obstáculos para impedir que a água escorra com velocidade, mas infiltre.

A água que infiltra no solo atravessa as suas camadas até a camada impermeável abaixo, a camada de rocha. Como se fosse numa caixa d’água, a água vai se acumulando sobre a rocha, e é assim que o lençol freático é abastecido. O lençol é a água acumulada sobre a rocha. Se houver uma passagem que ligue o lençol freático com a superfície, a água do lençol retorna para a superfície. A esse afloramento da água denominamos de nascente. Para ser nascente, é preciso que essa passagem seja espontânea. Existem nascentes nas encostas das montanhas, nos fundos de vales (brejos), nas terras planas e no leito dos córregos.

Recapitulando o ciclo hidrológico, vimos que a água na superfície evapora e é resfriada formando nuvens para depois precipitar. A água da chuva na superfície volta a evaporar ou infiltra para depois aflorar em uma nascente e evaporar outra vez.

Nesse antigo ciclo da água é que a propriedade rural pode interferir com a sua importante participação: para continuar com a importante missão de produtora de água e, consequentemente, fornecedora desse recurso para uso humano e o meio ambiente, a propriedade rural pode manter o ciclo da água girando através da proteção das áreas de recarga e das nascentes. Por essa razão que o Novo Código Florestal Brasileiro define uma área que deve ser isolada para fazer a proteção do entorno das nascentes, denominada de Área de Preservação Permanente (APP). Define também a proteção às áreas de recarga hídrica.

Quer saber mais sobre o assunto? Leia a(s) matéria(s) abaixo:


- Impacto Ambiental, como definir esse termo?
Quais os poluentes mais lançados pelo homem na natureza?
Aproveitar os resíduos sólidos gerados na zona rural é possível?

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Meio Ambiente.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

JUNIO LUIZ NUNES GUIMARAES

28 de mai de 2019

Ótimo material. Sou vice presidente da Associação de Preservação do Meio Ambiente REVITALIZAR.

Resposta do Portal Cursos CPT

28 de mai de 2019

Olá Junio Luiz Nunes Guimarães,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Ficamos felizes em saber que você gostou do nosso artigo. Desejamos sucesso à você e a Associação REVITALIZAR.

Atenciosamente,
Victor Sampaio

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!