



















Coberto por vegetação predominantemente aberta, o Pantanal mato-grossense é um ecossistema formado por terrenos em grande parte arenosos, constituído principalmente por savana estépica com presença de gramíneas, arbustos e palmeiras, ostentando um mosaico de ecossistemas terrestres com afinidades, sobretudo, com o Cerrado. É considerado a maior planície de inundação contínua do planeta. A região é uma planície aluvial influenciada por rios que drenam a bacia do Alto Paraguay, onde se desenvolve uma fauna e flora de rara beleza e abundância.
Presente no sudoeste do Estado do Mato-Grosso e oeste do Estado do Mato Grosso do Sul, este bioma ocupa uma área de 150.355 Km², cerca de 1,76% do território nacional, 7% do território do Mato Grosso e 25% do Estado do Mato Grosso do Sul. O Pantanal se estende, ainda, pelo território da Bolívia e do Paraguai, ocupando uma área total de 210,000 km2.
Situado no coração da América do Sul, o Pantanal, dono de grande biodiversidade, é o berço 4.700 espécies entre animais e plantas. Apresenta uma das maiores concentrações de vida silvestre da Terra. Neste contexto, citam-se mais de 3.500 espécies de plantas, cerca 650 espécies de aves, 262 espécies de peixe, como o pacu, o dourado, a tuvira, o pintado, a cachara e o cascudo, 1.100 espécies de borboletas. Sua fauna é representada por jacarés, veados, serpentes, capivaras, papagaios, tucanos, tuiuiús, onças, macacos, entre outros.
Assim como outros biomas, as pastagens, as queimadas, as entradas do agronegócio, a derrubada de árvores e o assoreamento dos rios, ameaçam a existência do Pantanal, degradando sua vegetação. Por ter solo pobre, pouco propício à agricultura comercial e à ocupação humana, tem-se pensado muito sobre como manter as características nativas do Pantanal e ainda manter sua população em condições dignas de vida. Percebeu-se, então, que o turismo é uma possibilidade real, apesar de também representar um forte perigo devido ao fato de o Pantanal ser considerado uma das 37 últimas Grandes Regiões Naturais da Terras por seu estado de conservação, sua rica biodiversidade e as particularidades de seu ecossistema.
Entre as atividades econômicas desenvolvidas no Pantanal Mato-grossense, a pecuária tornou-se a mais significativa e se estende do planalto das bordas da bacia até a planície alagável. Faz parte da tradição pantaneira há mais de 200 anos e conta com um rebanho estimado em 22 milhões de cabeças de gado, 65% da atividade econômica nos Estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Em seguida vem a pesca, gerando recursos da ordem de 40 milhões de reais ao ano. O turismo é outra atividade econômica no Pantanal, quando desenvolvida de maneira responsável, podendo contribuir para a sustentabilidade econômica da região.
Aprimore seus conhecimentos, acessandos os Cursos CPT, da área Meio Ambiente, elaborados pelo Centro de Produções Técnicas.
Saiba mais sobre os Biomas brasileiros, acessando os artigos abaixo:
Biomas do Brasil - biodiversidades nacionais que devem ser conservadas
Biomas do Brasil - Mata Atlântica
Biomas do Brasil - Mata dos Pinhais ou Mata de Araucárias
Biomas do Brasil - Zona de Cocais
Biomas do Brasil - Zona Costeira
Por Silvana Teixeira
Fontes: Sua Pesquisa.com; Wikipedia; IBGE; Só Biologia.com; Mundo Educação; InfoEscola; wwg.org.br; Conservation.org.br; Sua pesquisa.com; Biomasbras; WWF Brasil; Ministério do Meio Ambiente;

Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.