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Cabe aos Parâmetros Curriculares Nacionais nortearem os educadores em sua tarefa educativa para a formação de cidadãos conscientes de seu papel na sociedade. Por meio dos PCN, os professores podem rever objetivos, conteúdos, formas de encaminhamento das atividades, expectativas de aprendizagem e maneiras de avaliar. Da mesma forma, os parâmetros podem auxiliar o educador, ajudando-o a refletir sobre a prática pedagógica, de forma coerente com os objetivos propostos.
Organização dos PCN
Uma característica importante dos parâmetros é a organização da escolaridade em ciclos, predominante nas propostas mais atuais. Essa tendência tem, como objetivo principal, superar a segmentação excessiva produzida pelo regime seriado e buscar princípios de ordenação que possibilitem maior integração do conhecimento.
Os PCN, voltados ao Ensino Fundamental de 1º ao 5º ano, foram divididos em áreas conforme a função instrumental de cada uma, possibilitando uma integração entre elas. Há os parâmetros para a Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais, Arte, Educação Física, História e Geografia, todos separados em livros.
Da mesma forma, algumas questões sociais são abordadas, como por exemplo, ética, saúde, meio ambiente, orientação sexual e pluralidade cultural, também separados em livros. Quanto ao modo de incorporação desses temas no currículo, propõe-se um tratamento transversal, tendência que se manifesta em algumas experiências nacionais e internacionais, em que as questões sociais se integram na própria concepção teórica das áreas e de seus componentes curriculares.
Proposta pedagógica
Por terem uma estrutura flexível, os PCN poderão possibilitar uma proposta pedagógica, voltada às decisões regionais e locais sobre currículos e sobre programas de transformação da realidade educacional empreendidos pelas autoridades governamentais, pelas escolas e pelos professores. Tudo isso com o objetivo de garantir que, respeitadas as diversidades culturais, regionais, étnicas, religiosas e políticas, a educação possa participar do processo de construção da cidadania, com base na igualdade de direitos entre os cidadãos .
Fundamentos pedagógicos
Inúmeras são as tendências pedagógicas que são seguidas nas nossas escolas brasileiras, sendo elas públicas ou privadas. Na maioria das vezes, elas não aparecem em forma pura, mas com características particulares, mesclando aspectos de mais de uma linha pedagógica. Podemos identificar a presença de quatro grandes tendências: a tradicional, a renovada, a tecnicista e as marcadas centralmente por preocupações sociais e políticas.
A pedagogia tradicional é uma proposta de educação, centrada no professor, cuja função se define como a de vigiar e aconselhar os alunos, corrigir e ensinar a matéria. Na pedagogia renovada, o centro da atividade escolar não é o professor nem os conteúdos disciplinares, mas sim o aluno, como ser ativo e curioso. O mais importante não é o ensino, mas o processo de aprendizagem. Já a pedagogia tecnicista valoriza a tecnologia. O professor passa a ser um mero especialista na aplicação de manuais e sua criatividade fica restrita aos limites possíveis e estreitos da técnica utilizada. A função do aluno é reduzida a um indivíduo que reage aos estímulos de forma a corresponder às respostas esperadas pela escola, para ter êxito e avançar.
Há também duas vertentes pedagógicas, centradas nas preocupações sociais e políticas. São elas: a pedagogia libertadora e a pedagogia crítico-social dos conteúdos. Na libertadora, analisam-se os problemas, seus fatores determinantes e organiza-se uma forma de atuação para que se possa transformar a realidade social e política. O professor é um coordenador de atividades que organiza e atua conjuntamente com os alunos. Já a pedagogia crítico-social dos conteúdos entende que não basta ter como conteúdo escolar as questões sociais atuais, mas que é necessário que se tenha domínio de conhecimentos, habilidades e capacidades mais amplas para que os alunos possam interpretar suas experiências de vida e defender seus interesses de classe.
Planejamento
Além disso, os professores terão mais facilidade de preparar um bom planejamento que, realmente, possa orientá-los em seu trabalho na sala de aula. Não somente isso, mas os PCN poderão, de forma eficaz, guiar os educadores para que estes discutam, em conjunto, sobre as razões que levam os educandos a obterem maior ou menor êxito nas atividades escolares, bem como poderão promover discussões de temas educacionais (com contextos mais significativos) com pais e responsáveis.
Educação de qualidade
No entanto, para que a educação brasileira seja de qualidade, é imprescindível que os professores tenham sua formação continuada, recebam salários dignos, participem de planos de carreira, bem como os alunos tenham livros didáticos de qualidade e contextualizados e recursos multimídia. Da mesma forma, é necessário que se crie, na escola, condições de aprendizagem que favoreçam o desenvolvimento da capacidade de aprender.
Escola e cidadania
Por meio dos parâmetros, a prática escolar deve favorecer o desenvolvimento das habilidades dos alunos para que estes, além de aprenderem os conteúdos, possam compreender melhor a realidade, participando, de forma crítica, das relações sociais, políticas e culturais diversificadas. Isso levará os educandos a exercerem, de forma efetiva, a cidadania. E é a escola que irá escolher, como objeto de ensino, conteúdos que estejam ligados às questões sociais, que marcam cada momento histórico, cuja aprendizagem e assimilação são as consideradas essenciais para que os alunos possam exercer seus direitos e deveres.
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Por Andréa Oliveira.
Confira o conteúdo dos PCN (1º a 5º), na íntegra, abrindo os arquivos em PDF:
- Volume 01 - Introdução aos PCNs
- Volume 02 - Língua Portuguesa
- Volume 03 - Matemática
- Volume 04 - Ciências Naturais
- Volume 05.1 - História e Geografia
- Volume 05.2 - História e Geografia
- Volume 06 - Arte
- Volume 07 - Educação Física
- Volume 08.1 - Temas Transversais - Apresentação
- Volume 08.2 - Temas Transversais - Ética
- Volume 09.1 - Meio Ambiente
- Volume 09.2 - Saúde
- Volume 10.1 - Pluralidade Cultural
- Volume 10.2 - Orientação Sexual
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
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Comentários

Simone Werneck Matias
23 de mai de 2020Gostei muito. Gostaria de maiores informações sobre as orientações curriculares do terceiro ano do Ensino Fundamental. Obrigada

Resposta do Portal Cursos CPT
25 de jun de 2020Olá,Simone
Como vai?
Agradecemos sua visita ao nosso site!
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Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que serão fundamentais para o seu aprendizado.
Atenciosamente,
Erika Lopes
Atenciosamente,
Erika Lopes

JOSÉ IRANDI LIMA
8 de nov de 2019Quero receber novidades.

Resposta do Portal Cursos CPT
11 de nov de 2019Olá, José
Tudo bem?
Como você deseja dicas na área, enviaremos para o seu e-mail a partir de agora nosso boletim informativo. Nele você receberá importantes artigos na área de educação.
Atenciosamente,
Erika Lopes

PAULO HENRIQUE
8 de fev de 2019gostei muito

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8 de fev de 2019Olá Paulo,
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Mariana Caliman Falqueto

ROSIVAGNO NASCIMENTO
7 de nov de 2018GOSTEI MUITO

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7 de nov de 2018Olá Rosivagno,
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Mariana Caliman Falqueto

Maria de lourdes Cardoso Silva
11 de ago de 2018Muito bom, gostaria de saber mais sobre o curso

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13 de ago de 2018Olá Maria,
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Mariana Caliman Falqueto

KARINA ANDRADE TERRABUIO
2 de jun de 2018BOA NOITE, ACHEI A REPORTAGEM EXCELENTE. GOSTARIA DE SABER QUAL O ANO DE PUBLICAÇÃO PARA QUE EU POSSA COLOCAR COMO REFERÊNCIA EM MEU TRABALHO DO CURSO DE PEDAGOGIA.

Resposta do Portal Cursos CPT
20 de jun de 2018Bom dia Karina,
A publicação foi em 10/12/2012.
Atenciosamente,
Mariana Caliman Falqueto

Vilma de Amarante Fontana
9 de mar de 2018Sou professora e trabalho com primeiro ano. Estou precisando de ajudas sobre conteúdos para trabalhar com as disciplinas.

Resposta do Portal Cursos CPT
12 de mar de 2018Olá Vilma,
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Para mais informações cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim sobre educação.
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Ana Carolina dos Santos

Zulmira de Oliveira
1 de mar de 2018Me auxilou muito, gostaria de receber novidades

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1 de mar de 2018Olá Zulmira,
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Erika Miranda
14 de fev de 2018Olá! Sou professora e estou em busca de aperfeiçoamento profissional.

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15 de fev de 2018Olá Érika,
Nós, do CPT, temos excelentes cursos na área educacional. Para mais informações sobre eles nossas consultoras entrarão em contato.
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Ana Carolina dos Santos

WERLANE APARECIDA DE PAULO
1 de fev de 2018QUERO SABER SE O PCN AINDA CAI NAS PROVAS DOS CONCURSOS PUBLICOS.

Resposta do Portal Cursos CPT
2 de fev de 2018Olá Werlane,
O conteúdo do PCN cai em provas de concursos públicos sim.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos