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    PCN - Parâmetros Curriculares Nacionais

    PCN: Parâmetros Curriculares Nacionais do 6º ao 9º ano

    Cabe à escola possibilitar uma educação continuada aos nossos alunos

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    Ensino fundamental

    Os educadores devem deixar claro a seus educandos que o diálogo é a melhor forma de mediar conflitos e auxiliar nas decisões coletivas

    Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, cabe à escola possibilitar a educação continuada, oriunda de um planejamento sistemático, para os educandos do Ensino Fundamental II (6º ao 9º). Além disso, não se pode visualizar a educação como algo simplista, mas sim como algo que envolva os alunos no meio social, político e histórico do país. Tudo isso, sempre buscando a cidadania, o entendimento dos direitos e deveres de cada um.

    Entretanto, a evasão escolar ainda é bastante significativa. Isso pode ser originado pelo fato de a escola não reconhecer a diversidade da população a ser atendida, com a consequente diferenciação na demanda. Reconhecer a diversidade e buscar formas de acolhimento requer, por parte dos educadores e da comunidade escolar, disponibilidade, informações, discussões, reflexões. Caso contrário, pode gerar efeitos no plano moral, afetivo e social, podendo resultar em exclusão social.

     

    Se a escola interagir com os alunos, os pais, enfim, com todos os envolvidos na vida escolar dos alunos, haverá a possibilidade de se construir projetos que visam à melhor e mais completa formação de cada aluno. O relacionamento entre escola e comunidade pode ainda criar ambientes culturais diversificados que contribuam para o conhecimento e para a aprendizagem do convívio social. Além disso, é fundamental que a escola assuma a valorização da cultura de seu próprio grupo, propiciando às crianças e aos jovens pertencentes aos diferentes grupos sociais o acesso ao saber.

     

    Estrutura organizacional

     

    Os PCN se iniciam com a exposição da concepção da área, para o ensino fundamental. Em seguida, define os objetivos gerais da área, que expressam capacidades que os alunos devem desenvolver ao longo da escolaridade obrigatória, explicitando a contribuição específica dos diferentes âmbitos do conhecimento.

     

    Seus objetivos e conteúdos estão organizados em quatro ciclos (6º,7º,8º e 9º), o que evita a excessiva fragmentação de objetivos e conteúdos e torna possível uma abordagem menos parcelada dos conhecimentos, permitindo as aproximações sucessivas necessárias para que os alunos se apropriem deles. Cabe aos professores ministrar esses conteúdos de forma ampla e flexível.

     

    Referencial curricular nacional

     

    Cabe aos PCN encontrar respostas a problemas identificados no Ensino Fundamental II, objetivando uma transformação desse ensino que atenda às demandas da sociedade brasileira atual. Da mesma forma, devem orientar, de forma clara e objetiva, o ensino do 6º ao 9º ano, adequando-o aos ideais de democracia e buscando a melhoria da qualidade do ensino nas escolas brasileiras. Isso deve ser feito, respeitando as diversidades regionais, culturais e políticas, existentes no país.

     

    Quanto aos currículos, além de se referirem a programas de conteúdos de cada disciplina, estes devem ser flexíveis para promover discussões e reelaborações quando realizados em sala de aula, já que é o professor que os concretiza.

     

    Abrangência nacional

     

    Tendo como característica principal a abrangência nacional, os PCN passam a garantir a toda a criança do 6º ao 9º ano o acesso ao conhecimento elaborado para que ela possa usufruir do exercício da cidadania. Da mesma forma, possibilita que um aluno de qualquer lugar do Brasil, do interior ou do litoral, de uma grande cidade ou da zona rural tenha o direito de aprender, assegurado pelo Estado.

     

    Embora a educação básica seja assegurada por essa instituição, torna-se necessário garantir aos alunos o acesso ao conjunto dos bens públicos, entre os quais insere-se o dos conhecimentos socialmente relevantes. Além disso, é preciso que se valorize a utilização crítica e criativa dos conhecimentos e não somente um acúmulo de informações e conteúdos. Mesmo porque os PCN não se apresentam como um currículo mínimo comum ou um conjunto de conteúdos obrigatórios de ensino.

     

    Educação para todos

     Os professores devem guiar seus alunos para que estes possam compreender a cidadania como participação social e política

    Objetivos

     

    Por meio dos PCN, os professores devem guiar seus alunos para que estes possam compreender a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia a dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito . Além disso, os educadores devem deixar claro a seus educandos que o diálogo é a melhor forma de mediar conflitos e auxiliar nas decisões coletivas.

     

    Muito importante também é que os alunos valorizem a pluralidade cultural, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de orientação sexual, de etnia ou outras características individuais e sociais. Além disso, devem confiar em suas capacidades afetiva, física, cognitiva, ética, estética, de inter-relação pessoal e de inserção social para agir com perseverança na busca de conhecimento e no exercício da cidadania.

     

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    Complemente seus estudos, acessando os artigos sobre a LDB – Lei de Diretrizes e Bases.

    Por Andréa Oliveira.

    Confira o conteúdo dos PCN (6º a 9º), na íntegra, abrindo os arquivos em PDF:

     



    AVISO LEGAL

    Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que o CPT – Centro de Produções Técnicas seja citado como fonte, remetendo para o site da instituição: www.cpt.com.br.

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