
A musicalização tende a integrar a criança a outras crianças e esse é um dos aspectos da socialização mais importantes. Quando a criança canta, ou se envolve com papéis de interpretação da música junto a seu grupo, ela, além de sentir-se integrada, adquire consciência de que os componentes do grupo são também importantes. "Na verdade, ocorre uma compreensão sobre o fato de que a cooperação com aos outros é necessária, pois é do esforço conjunto que surgirá a possibilidade de atingir os objetivos propostos pelo grupo", afirma Cássio Alexandre Fernandino, professor do Curso a Distância CPT Educação Infantil - Musicalização Infantil, em Livro+DVD e Curso Online.
O trabalho de musicalização deve ser desenvolvido com prazer, pelo professor, para que as crianças possam também se sentir bem ao participar. Tudo isso acontece porque, ao estudar e executar a música em conjunto, a criança acaba tornando-se mais comunicativa, e tem um convívio mais ativo com regras de socialização. A criança passa a ter de respeitar o tempo e a vontade do outro, se vê na condição de criticar de forma construtiva, percebe o valor da disciplina, e potencializa sua capacidade de ouvir e interagir.
Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Educação Infantil.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.