
As atividades de artes na Educação Infantil devem proporcionar momentos prazerosos, que provoquem na criança o desejo da descoberta, a flexibilidade manual, a destreza, a criatividade, a produção e a reflexão nas quais podem ser explorados diversos materiais.
Ao estimular a criança a pensar em todas as possibilidades dos materiais, experimentando, explorando e criando, vão surgir novas descobertas com incríveis resultados.
“Enquanto desenha, pinta e faz colagem, a criança está liberando suas emoções, suas fantasias, estabelecendo uma troca consigo mesma, com o outro e com o mundo”, afirma Margarida Maria Teixeira Cerqueira, professora do Curso CPT Artes Plásticas na Educação Infantil.
Cabe ao professor entender, estimular e criar um ambiente em que possibilite observar cada atividade e reflita sobre as suas intervenções. Para isso, é importante a clareza dos objetivos, tanto nas atividades livres (que são aquelas em que os alunos escolhem os materiais e temas) quanto nas fechadas (aquelas em que o professor propõe os temas e as estratégias).
Além disso, o trabalho de artes na Educação Infantil pode contribuir para o conhecimento físico, biológico, lógico-matemático, químico, linguagem oral, escrita entre outros, que serão necessários na idade adulta.
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Por Silvana Teixeira.
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