
Algodão e soja estão entre os produtos com boas perspectivas para os próximos anos. Fonte: Stock.XCHNG
As informações são fundamentais no planejamento estratégico. São elas que determinam as decisões do proprietário rural. É preciso entender a economia e o mercado, as novidades e as perspectivas para ele, ou seja, as tendências. Portanto, procure conhecer a sua região e as demandas que ela possui. Quais produtos estão em alta? Como está a comercialização deles? Como ela estará a longo prazo?
Para os próximos anos, por exemplo, "os produtos mais dinâmicos do agronegócio brasileiro deverão ser o algodão, a soja, a carne bovina, a carne de frango, o açúcar, o papel e a celulose. Esses produtos são os que indicam maior potencial de crescimento da produção e das exportações", informa o relatório das Projeções do Agronegócio no Brasil 2010/11 a 2020/21.
O estudo publicado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) apresenta tendências de mercado. Ele mostra projeções de consumo, produção e importação. De acordo com o documento "vários produtos devem apresentar aumentos expressivos de produção nos próximos anos. Mas, a liderança nesse sentido deve ser do algodão em pluma, 47,84%, da soja grão, da 25,91%, da carne de frango, 30,0%, da cana-de-açúcar, 24,59%, do papel, 24,74%, e da celulose, 34,0%".
Uma outra propensão dentro do setor é a agricultura sustentável. A fim de reduzir a emisão de gases poluentes, várias ações têm sido implementadas por agricultores e pecuaristas. Há inclusive medidas governamentais que buscam incentivá-los. O governo pretende auxiliar projetos sustentáveis no campo por meio do Programa Agricultura de Baixo Carbono. O objetivo da inciativa é estimular a adoção de técnicas agrícolas sustentáveis sem prejudicar a produtividade e a rentabilidade dos produtores rurais.
Além disso, devido a essa preocupação com o meio ambiente e principalmente com a futura escassez do petróleo, é possível que a produção de matéria-prima para os biocombustíveis aumente. No Brasil, as pesquisas na área são avançadas, estão sempre à procura de novos recursos renováveis e de processos melhores.
É válido ressaltar também que "tendências podem permanecer por vários anos ou podem mudar rapidamente. Quando isso ocorre, é preciso ter coragem e ser ágil para mudar a estratégia de ação, procurando novo alinhamento para as atividades da propriedade rural", aconselham os professores do curso Planejamento Estratégico de Propriedades Rurais, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.
Sendo assim, não basta estar munido de dados mas também efetuar uma avaliação criteriosa deles com a ajuda de profissionais capacitados. Consultores que estejam aptos a orientá-lo e que o acompanhem ao longo do planejamento estratégico.
Por Luci Silva
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

NADIA FERNANDES RIBEIRO
3 de jun. de 2019Gostaria de obter informações sobre o curso sobre o agronegócios.

Resposta do Portal Cursos CPT
6 de jun. de 2019Olá Nadia Fernandes Ribeiro,
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos em relação ao curso que será fundamental para o seu sucesso no setor do agronegócio brasileiro.
Atenciosamente,
Victor Sampaio