WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Levantamento das características do solo

Informações que permitem avaliar a aptidão agrícola e a definir o melhor uso das terras

 

A pedologia é o estudo dos solos

A pedologia é o estudo dos solos

A forma como o solo é usado em sua propriedade rural determina o sucesso ou o fracasso das atividades desenvolvidas nela. Portanto, é preciso efetuar um levantamento periódico detalhado das cacterísticas dele, que não podem ficar de fora do planejamento estratégico. Conhecer o tipo de solo, bem como a fertilidade dele, ajuda o produtor a cuidar corretamente desse recurso e a direcionar os investimentos de forma eficiente.

"Os levantamentos de solos ou levantamentos pedológicos geram informações que permitem avaliar a aptidão agrícola e a capacidade de uso, estimar a produtividade e definir o melhor uso das terras, a sua verdadeira vocação", afirmam os especialistas e professores do curso Planejamento Estratégico de Propriedades Rurais, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

Não basta ter um parecer empírico para tomar decisões seguras. O produtor deve buscar orientação especializada e acompanhar as novidades tecnológicas da área. Recentemente, por exemplo, a Unidade Solos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Solos) divulgou a segunda versão do Sistema Brasileiro de Classificação de Terras para Irrigação (SiBCTI). O software ajuda na classificação dos solos e na escolha da melhor irrigação.

É relevante entender também que, sujeito às condições climáticas, topográficas e vegetais, o solo muda de acordo com essas variáveis e com a interferência humana. Os professores do curso explicam que a natureza possui diferentes ambientes e "ao saber fazer a leitura do ambiente, você poderá tomar decisões mais acertadas. Conhecendo a frequência de inundação das várzeas, observando nuanças, tais como: cor do solo, vegetação espontânea e outros, você poderá avaliar melhor os estratos ambientais, o que refletirá nas estimativas de custo/benefício".

Para eles, esse conhecimento ajuda a desenvolver uma agricultura mais ecológica, ou seja, em equilíbrio com o meio ambiente. Essa diversidade de ambientes permite um melhor planejamento das atividades agrícolas e um aproveitamento adequado do que a natureza tem a oferecer.

Sendo assim, o produtor rural não deve abrir mão de providenciar a classificação e as análises do solo, realizadas por profissionais da área. Assim, o planejamento estará mais completo e o uso do solo embasado em dados confiáveis, e as chances de obter sucesso nas atividades escolhidas serão ainda maiores.

Por Luci Silva

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?