WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Epamig disponibiliza nova cultivar mais saborosa de soja

Variedade também é resistente às principais doenças da lavoura

 

 Nova cultivar atende público que não aprecia o sabor forte da soja tradicional. Foto: Portal do Agronegócio.

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) desenvolveu a variedade de soja BRSMG 800A, voltada para a alimentação humana. A cultivar é resultado de pesquisas feitas pelo Programa de Melhoramento Genético da Soja para Alimentação Humana, em parceira com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Fundação Triângulo.

A BRSMG 800A possui sabor mais leve, semente maior e com maior valor proteico. Ela foi desenvolvida especialmente para o mercado consumidor de Minas e é parecida com o feijão carioquinha, inclusive no modo de preparo.

Além do sabor, outra vantagem da cultivar é a resistência a várias doenças comuns da soja, como a pústula bacteriana, o cancro da haste e a mancha olho-de-rã. O grão também apresenta uma produtividade média maior, cerca de 3 toneladas por hectare.

A doutora em genética e melhoramento da unidade regional da Epamig Triângulo e Alto Paranaíba, Ana Cristina Juhasz, explicou que a cultivar possui ciclo médio (de 120 a 140 dias), é resistente ao acamamento e floresce entre o 58º e o 62º dia. Ela afirmou ainda que a planta foi desenvolvida para atender as pessoas que não estão acostumadas com o sabor exótico e mais forte original da soja.

A pesquisadora indica cozinhá-la junto com o feijão ou isoladamente para fazer saladas, feijão tropeiro e refogados. Isto porque uma grande vantagem da cultivar é o alto teor proteico, maior do que em outros tipos de soja e de feijão, possuindo mais de 30% de proteínas.

Por: Maria Clara Corsino.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?