Não é de hoje que ouvimos dizer que a atividade física pode ajudar a controlar doenças ou até mesmo preveni-las. Além de dar energia e melhorar o humor, pesquisas apontam para os benefícios que os exercícios físicos podem trazer, principalmente para os diabéticos.
Esta manhã, o jornal The New York Times divulgou o resultado de uma pesquisa feita nos Estados Unidos comprovando que exercícios moderados, como caminhadas, podem reduzir o risco de diabetes em pessoas obesas e sedentárias que estão começando a ter problemas com pressão alta.
Participantes foram escolhidos aleatoriamente e divididos em três grupos. O primeiro participou de um programa de atividades físicas e dieta alimentar, o segundo fez uso somente de medicamentos e o terceiro serviu apenas como controle. O melhor resultado foi obtido pelo primeiro grupo, que apesar de ter perdido pouco peso, teve a vantagem de apenas uma pequena parcela das pessoas envolvidas terem desenvolvido a doença.
De acordo com o que afirma a professora do Departamento de Educação Física da UFV, Mara Silveira Pereira, no curso Atividades físicas para diabéticos, conveniado ao CPT - Centro de Produções Técnicas, “os exercícios facilitam a queima de glicose, ajudam a reduzir o peso dos obesos e reduzem fatores de risco cardiovasculares”.
Estão sendo pesquisados, também, os benefícios do exercício na redução do risco de doenças cardíacas, cânceres de mama e no colo do útero. Pessoas que fazem exercícios regulares, geralmente, não fumam, são mais magras e se alimentam melhor se comparadas àquelas que não têm o hábito de fazer atividades físicas, sendo, portanto, mais saudáveis.

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.