WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

14 de novembro - dia mundial do diabetes

Hoje é o dia mundial do diabetes - uma doença que, a cada ano, afeta milhares de pessoas no globo terrestre

Diabetes

Dia 14 de novembro é uma data muito importante na esfera da saúde mundial. É momento de conscientização a respeito do diabetes - uma doença que, a cada ano, afeta milhares de pessoas no globo terrestre. Ela não escolhe idade, nem gênero - atinge homens e mulheres, crianças e idosos, indiscriminadamente. O quanto antes deve ser controlada, pois pode acarretar sérios problemas de saúde e complicações. Muitas vezes, pode levar o indivíduo à morte.


A falta de informação, o sedentarismo e os maus hábitos alimentares são responsáveis por agravar ainda mais o quadro de quem está com diabetes. Por isso, a importância de se adotar uma dieta balanceada em associação com exercícios físicos regulares. Segundo Mara Silveira Pereira, professora do Curso a Distância CPT Atividades Físicas para Diabéticos, disponível , as atividades físicas podem ajudar o portador de diabetes a ter uma vida com bem-estar. Afinal, elas auxiliam na queima de glicose, na redução do peso e na prevenção de problemas cardiovasculares.

Quando o sistema imunológico ataca as células beta, uma quantidade mínima de insulina é liberada no corpo. Com isso, a glicose fica no sangue e não é queimada como energia. Este é o diabetes do tipo 1. Em geral, surge na infância ou na adolescência, mas pode ocorrer em adultos. Já o diabetes tipo 2 é mais frequente em adultos e ocorre quando o organismo não consegue controlar os níveis glicêmicos.

Existe também o diabetes gestacional, quando a mulher apresenta um índice mais elevado de açúcar no sangue. Em geral, após o nascimento do bebê, o quadro da gestante se normaliza. Esse tipo de diabetes ocorre em mulheres com idade materna mais avançada, ganho de peso excessivo durante a gestação, síndrome dos ovários policísticos, hipertensão arterial na gestação, gestação múltipla e histórico familiar da doença.

Os principais sintomas são a poliúria (urinar demais), polidpsia (muita sede), aumento do apetite, problemas na visão, redução da libido, infecções na pele e nas unhas, feridas nos membros inferiores, dificuldade de cicatrização, neuropatias diabéticas causadas pelo comprometimento das terminações nervosas, distúrbios cardíacos e renais, fadiga, náusea, perda de peso, coceira na pele, entre outros.

Como já dissemos, uma dieta saudável e a prática de atividades físicas são o melhor meio de evitar o diabetes ou tornar a vida das pessoas com a doença melhor.  Além disso, como o diabetes compromete a circulação sanguínea, é vital que o paciente não fume. Caso contrário, podem surgir graves complicações na saúde.

Evitar remédios com corticoides, controlar a pressão arterial, monitorar os níveis de colesterol/triglicérides e medir as taxas glicêmicas são medidas preventivas que devem ser feitas com frequência.

É importante lembrar que o diagnóstico precoce ajuda no sucesso do tratamento. Portanto, fique sempre atento (a)!

Por Andréa Oliveira.

Fonte: www.diamundialdodiabetes.org.br

Salvar

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?