WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Manejo dos dejetos para utilização em biodigestores

Dependendo da situação, o excreto poderá ser removido por raspagem ou por meio da utilização de água

Cada tipo de instalação de animais requer um manejo diferenciado, visando eficiência e menor tempo de remoção.

O intervalo de tempo decorrido entre duas remoções sucessivas de dejetos depende do tipo desses e das características das instalações e manejo adotadas em cada situação. Na suinocultura e na bovinocultura, por exemplo, a remoção é feita diariamente, ou em intervalos máximos de três dias. Já na avicultura de corte, ela é realizada a cada 60 dias.

A operação pode ser realizada por raspagem, de forma simples, quando recomenda-se fazer o armazenamento em um local coberto e cercado. Outra maneira é utilizando água sob pressão,  assim, o ideal é que os excrementos sejam armazenados em um reservatório apropriado, que pode ser uma caixa coberta  de vidro, alvenaria ou concreto.

Independente da forma de coleta, os dejetos precisam ser diluídos em água, sendo a quantidade utilizada determinada de acordo com seu tipo. O professor Jorge de Lucas Júnior, no curso Construção e Operação de Biodigestores, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, explica que “no caso de suínos, essa proporção é de uma parte de dejetos para duas de água. Com bovinos, quatro partes de dejetos e cinco de água. Já para as aves, uma parte de dejetos para três de água”.

Cada tipo de instalação de animais requer um manejo diferenciado, visando eficiência, menor tempo de remoção e utilização de menos mão-de-obra possível. De forma simultânea à realização da higienização das baias é obtida a diluição dos dejetos, que deverão ser armazenados em um reservatório apropriado, antes de serem conduzidos até o biodigestor.

“Isso poderá ser feito por gravidade, forma preferível, se a topografia do terreno permitir; ou utilizando bombas centrífugas, no caso de locais muito planos”, afirma o professor, especialista em aproveitamento de resíduos.

Curso CPT - Construção e Operação de Biodigestores

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?